Ações de melhoria

Com base nos resultados apresentados no Relatório da Autoavaliação Institucional 2019, a CPA Central listou as principais ações que podem ser executadas pelo IFMS para a melhoria das atividades acadêmicas e de gestão:

Eixo avaliadoAções de melhorias recomendadas
Eixo 1: Planejamento e Avaliação Institucional1. Criar estratégia mais eficaz de divulgação periódica dos resultados da Avaliação Institucional.
2. Estabelecer indicador de percepção para o conhecimento do PDI e da CPA.
3. Promover discussões sobre os relatórios de autoavaliação de curso (interno e externo) com o Núcleo Docente Estruturante (NDE), com o objetivo de apontar ações para sanar as fragilidades, bem como as potencialidades e analisar as recomendações.
4. Desenvolver mecanismos que favoreçam as ações de responsabilidade social, a inclusão social e o desenvolvimento econômico.
5. Criar políticas e mecanismos para melhorar as ações da CPA no que diz respeito à apresentação dos resultados, bem como a evolução do IFMS em relação ao planejamento.
Eixo 2: Desenvolvimento Institucional1. Intensificar estudos que indiquem cenários futuros de atuação do IFMS.
2. Aprimorar a projeção de metas do PDI.
3. Aprimorar a projeção de novos cursos.
4. Aprimorar a integração dos resultados da avaliação institucional pela CPA no desenvolvimento do PDI.
5. Dar uma maior visibilidade das ações que são realizadas dentro do IFMS aos setores públicos e privados no estado de Mato Grosso do Sul.
6. Buscar ampliar parcerias com setores públicos e privados dentro do estado de Mato Grosso do Sul. Parcerias com entidades que trabalham com igualdade étnico-racial, meio ambiente, cultura, inclusão social, produção artística e patrimônio cultural.
Eixo 3: Políticas Acadêmicas1. Mapear a relação entre o número de vagas autorizadas, ofertadas, ocupadas e a demanda de cada curso.
2. Implementar novas ações de acompanhamento dos egressos sistematizando as informações no PPC.
3. Criar mecanismos/instrumentos para avaliar o impacto dos projetos de extensão na comunidade.
4. Fomentar a produção em arte e cultura em todos os campi da instituição.
5. Dar ampla visibilidade a satisfação dos estudantes que estão buscando sua formação no IFMS.
6. Promover uma melhor divulgação das ações educacionais praticadas pelo IFMS.
7. Avaliar e buscar melhorias constantes nos processos de divulgação junto à comunidade externa.
8. Modernizar a forma de contato com os alunos para criar ferramentas de comunicação entre o corpo docente e técnico administrativo com a comunidade acadêmica, proporcionando, assim, maior integração no acompanhamento dos egressos.
9. Divulgar as conquistas dos egressos em ações institucionais e carreira profissional e acadêmica após a saída da instituição.
10. Fortalecer o processo de monitoria, acompanhamento e nivelamento dos ingressantes e dos veteranos, a fim de redução da evasão, retenção e/ou reprovação.
11. Intensificar a comunicação com a comunidade externa referente à divulgação dos cursos, da extensão, da pesquisa e dos mecanismos de transparência.
Eixo 4: Políticas de Gestão1. Ampliar o programa de capacitação para os servidores técnico-administrativo, bem como para os docentes envolvidos na gestão da instituição.
2. Fomentar os indicadores específicos para a pesquisa de percepção dos técnico-administrativos sobre as questões de infraestrutura e serviços, programa de qualidade de vida, grau de satisfação pessoal e profissional, clima institucional e autoavaliação;
3. Identificar o percentual de absenteísmo e suas causas no IFMS.
4. Ampliar o apoio financeiro para a realização de cursos externos pelo corpo docente e técnico-administrativo.
5. Priorizar os projetos de investimentos para a consolidação da acessibilidade.
6. Incentivar a participação dos técnicos administrativos nos órgãos de gestão e colegiados.
7. Maior divulgação do direito assegurado aos técnicos-administrativos em participação nos órgãos de colegiado e gestão, bem como a política de formação e capacitação dos servidores em ênfase.
8. Averiguar, com mais especificidade, quais são as ações da Ouvidoria que correspondem aos dados “Sem Opinião”, “Ruim”, “Péssimo” e “Regular” e criar sistemática visando a ações com resultados “Bom” ou “Ótimo”.
Eixo 5: Infraestrutura1. Adequar os espaços físicos às normas/legais de acessibilidade.
2. Reavaliar as condições de segurança de espaços para equipamentos ou materiais de risco.
3. Criar plano de manutenção preventiva dos equipamentos dos ambientes acadêmicos.
4. Avaliar as condições de mobiliário e equipamentos de todos setores.
5. Ampliar as estruturas para convivência e/ou áreas verde nos campi.
6. Aprimorar os espaços para atendimento aos estudantes.
7. Criar uma sala para CPA no campus.
8. Aprimorar os espaços de convivência e de alimentação.