Avaliação Externa

Para o credenciamento ou recredenciamento do IFMS, são realizadas avaliações externas in loco, desempenhadas por avaliadores indicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação.

A avaliação externa está prevista na Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e atribui conceitos de 1 a 5 para cinco eixos, com foco na educação superior:

  • Planejamento e Avaliação Institucional
  • Desenvolvimento Institucional
  • Políticas Acadêmicas
  • Políticas de Gestão
  • Infraestrutura Física

O IFMS passou por uma avaliação externa, realizada no Campus Aquidauana, em novembro de 2014. Foram feitas entrevistas com gestores, membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA), dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE), professores, técnico-administrativos e pesquisadores, além de visitas às instalações.

O conceito global obtido pelo IFMS foi 3. A portaria de recredenciamento, válido por cinco anos, foi publicada no Diário Oficial da União em 26 de outubro de 2016 e retificada em 14 de julho de 2017.

Eixo 1: Planejamento e Avaliação Institucional

Este eixo é referente ao planejamento e avaliação institucional, em que são descritos e identificados os principais elementos de avaliação do IFMS em relação ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), aos relatórios elaborados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e a outros documentos institucionais avaliativos.

Item

Descrição

Conceito

1.1

Evolução Institucional a partir dos processos de Planejamento e Avaliação Institucional

3

1.2

Projeto/Processo de autoavaliação institucional

3

1.3

Autoavaliação institucional: participação da comunidade acadêmica

3

1.4

Autoavaliação institucional e avaliações externas: análise e divulgação dos resultados

2

1.5

Elaboração do relatório de autoavaliação

3


Eixo 2: Desenvolvimento Institucional

Neste eixo, são analisados o desenvolvimento institucional por meio da missão, do PDI e da responsabilidade social do IFMS.

Item

Descrição

Conceito

2.1

Missão institucional, metas e objetivos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

3

2.2

Coerência entre o PDI e as atividades de ensino de graduação e pós-graduação

2

2.3

Coerência entre o PDI e as práticas de extensão

4

2.4

Coerência entre o PDI e as atividades de pesquisa/iniciação científica, tecnológica, artística e cultural

3

2.5

Coerência entre o PDI e as ações institucionais no que se refere à diversidade, ao meio ambiente, à memória cultural, à produção artística e ao patrimônio cultural

3

2.6

Coerência entre o PDI e as ações institucionais voltadas para o desenvolvimento econômico e social

3

2.7

Coerência entre o PDI e ações de responsabilidade social: inclusão social

3

2.8

Coerência entre o PDI e ações afirmativas de defesa e promoção dos direitos humanos e igualdade étnico-racial

3

2.9

Internacionalização:  coerência entre o PDI e as ações institucionais

2


Eixo 3: Políticas Acadêmicas

São avaliadas as políticas para ensino, pesquisa e extensão, comunicação com a sociedade e políticas de atendimento aos estudantes.

Item

Descrição

Conceito

3.1

Políticas de ensino e ações acadêmico-administrativas para os cursos de graduação

3

3.2

Políticas de ensino e ações acadêmico-administrativas para os cursos de pós-graduação stricto sensu

2

3.3

Políticas de ensino e ações acadêmico-administrativas para os cursos de pós-graduação lato sensu

4

3.4

Políticas institucionais e ações acadêmico-administrativas para a pesquisa ou iniciação científica, tecnológica, artística e cultural

3

3.5

Políticas institucionais e ações acadêmico-administrativas para a extensão

3

3.6

Políticas institucionais e ações de estímulo relacionadas à difusão de produção acadêmicas: científico, didático-pedagógica, tecnológica, artística e cultural

4

3.7

Comunicação do IFMS com a comunidade externa

4

3.8

Comunicação do IFMS com a comunidade interna

3

3.9

Programas de atendimento aos estudantes

3

3.10

Programas de apoio à realização de eventos internos, externos e à produção discente

3

3.11

Política e ações de acompanhamento dos egressos

3

3.12

Atuação dos egressos do IFMS no ambiente socioeconômico

3

3.13

Inovação tecnológica e propriedade intelectual: coerência entre o PDI e as ações institucionais

2


Eixo 4: Políticas de Gestão

Este eixo tem como foco a verificação das políticas de pessoal, da organização e de gestão da instituição, além do planejamento e da sustentabilidade financeira.

Item

Descrição

Conceito

4.1

Política de formação e capacitação docente

2

4.2

Política de formação e capacitação do corpo técnico-administrativo

2

4.3

Gestão institucional

3

4.4

Sistema de registro acadêmico

4

4.5

Sustentabilidade financeira

3

4.6

Relação entre planejamento financeiro (orçamento) e gestão institucional

3

4.7

Coerência entre o plano de carreira e a gestão do corpo docente

3

4.8

Coerência entre o plano de carreira e a gestão do corpo técnico-administrativo

3


Eixo 5: Infraestrutura Física

Os avaliadores analisam a infraestrutura física para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão.

Item

Descrição

Conceito

5.1

Instalações administrativas

4

5.2

Salas de aula

4

5.3

Auditório

3

5.4

Sala de professores

4

5.5

Espaço para atendimento aos alunos

4

5.6

Infraestrutura da Comissão Própria de Avaliação (CPA)

5

5.7

Gabinete/estações de trabalho para professores em tempo integral

3

5.8

Instalações sanitárias

4

5.9

Biblioteca: infraestrutura física

3

5.10

Biblioteca: serviços e informatização

3

5.11

Biblioteca: plano de atualização do acervo

3

5.12

Salas de apoio de informática ou infraestrutura equivalente

4

5.13

Recursos de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)

4

5.14

Laboratórios, ambientes e cenários para práticas didáticas: infraestrutura física

3

5.15

Laboratórios, ambientes e cenários para práticas didáticas: serviços

3

5.16

Espaços de convivência e de alimentação

5