Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Aberta consulta aos Instrumentos de Autoavaliação do IFMS

Participação Social

Aberta consulta aos Instrumentos de Autoavaliação do IFMS

Interessados podem sugerir alterações nos questionários, aplicados anualmente nos processos de autoavaliação do Instituto, até 23 de setembro
por Juliana Aragão publicado: 09/09/2020 11h23 última modificação: 21/09/2020 11h54

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul abriu nesta quarta-feira, 9, a consulta pública aos Instrumentos de Autoavaliação Institucional, que são os questionários aplicados anualmente com estudantes, docentes e técnicos-administrativos nos processos de Autoavaliação Institucional.

Os interessados podem participar da consulta até 23 de setembro no i-Cidadania, espaço virtual destinado à participação social no IFMS.

"Trata-se de um processo democrático e participativo por meio do qual a comunidade interna e a sociedade civil podem contribuir com a qualidade dos serviços prestados pela instituição", explica Lora Bertolucci, presidente da CPA Central.

A consulta pública faz parte do processo de reformulação dos Instrumentos de Autoavaliação Institucional, que está sendo conduzido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da instituição.

"Trata-se de um processo democrático e participativo, por meio do qual a comunidade interna, formada por estudantes, docentes e técnicos-administrativos do IFMS, e a sociedade civil, têm a oportunidade de contribuir com a qualidade dos serviços prestados pela instituição", explica Lora Bertolucci, presidente da CPA Central.

Anteriormente à consulta, os Instrumentos foram compartilhados com as comissões locais da CPA para possíveis contribuições, bem como com diretores dos campi, pró-reitorias, diretorias sistêmicas, Ouvidoria, Comissão Permanente de Pessoas Docente (CPPD) e Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (CIS).

Consulta – Para participar, o interessado deve acessar o formulário eletrônico com o número do CPF, nome completo, e-mail, município em que reside e perfil (estudante, servidor ou comunidade externa).

Em seguida, é preciso escolher o Instrumento de Avaliação Institucional que pretende apreciar – estudante, docente ou técnico-administrativo –, e indicar o número da página e da questão que deseja alterar.

O participante pode 'Adicionar item', 'Alterar item' ou 'Remover item', sendo que o item é referente a cada questão do questionário que está sendo apreciado.

As sugestões devem ter justificativa, que deve ser redigida de forma clara e objetiva e com, no máximo, 3.000 caracteres.

A íntegra das regras de participação estão disponíveis no Regulamento da Consulta Pública aos Instrumentos de Autoavaliação Institucional.

Em caso de dúvidas, o contato com a CPA Central deve ser feito pelo e-mail .

Autoavaliação Institucional - Previsto no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei nº 10.861/2004, o processo de Autoavaliação Institucional é realizado anualmente no IFMS.

Na ocasião, a comunidade interna – formada por estudantes, docentes e técnicos-administrativos – tem a oportunidade de avaliar o desempenho da instituição por meio da aplicação de questionários online segmentados por público. Os resultados são repassados à gestão para a melhoria dos resultados institucionais.

Os Instrumentos de Autoavaliação (questionários) devem ter como base os cinco eixos e as dez dimensões do Sinaes:

1º Eixo: Planejamento e Avaliação: analisa a evolução institucional a partir dos processos de planejamento e avaliação institucional e sua coerência com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) vigente;
2º Eixo: Desenvolvimento Institucional: analisa como se deu o processo de desenvolvimento institucional e sua coerência com a missão, objetivos e metas previstos no PDI;
3º Eixo: Políticas Acadêmicas: analisa os elementos das políticas acadêmicas e correspondentes a ações relacionadas ao ensino, pesquisa e inovação, extensão, comunicação, políticas de atendimento estudantil e acompanhamento dos egressos;
4º Eixo: Políticas de Gestão: trata das políticas de gestão, analisando as políticas de pessoal, de capacitação docente e dos técnico-administrativos, da organização e gestão da instituição, do planejamento e da sustentabilidade financeira;
5º Eixo: Infraestrutura Física: analisa as condições dos dez campi do IFMS, os termos de infraestrutura, para alavancar o desenvolvimento de suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão.

A partir da segunda quinzena de novembro, está prevista a aplicação dos instrumentos reformulados na Autoavaliação Institucional referente ao ano de 2020.

Mais informações sobre o assunto estão disponíveis na página da CPA.