Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Aberta pré-seleção de projetos voltados à “Economia 4.0”

Aberta pré-seleção de projetos voltados à “Economia 4.0”

Projetos selecionados irão compor a proposta do IFMS a ser submetida em edital do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de fomento à implantação de oficinas 4.0
por Osvaldo Sato publicado: 29/06/2020 09h21 última modificação: 29/06/2020 09h21

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu chamada interna para a seleção de uma proposta, com até quatro projetos, de programas de capacitação de estudantes em “Economia 4.0”, combinadas ao empreendedorismo e inovação.

As regras da chamada interna constam no edital nº 33/2020, publicado na Central de Seleção do IFMS.

As oficinas 4.0 deverão ser executadas em espaços de construção coletiva, por meio de aprendizagem baseada em projetos e voltadas à construção de soluções para demandas reais.

O projeto deve contar com a intenção de parceria com instituição do setor público ou privado, abrangendo empresa privada ou estatal, órgão da administração pública direta ou indireta e organização da sociedade civil.

A proposta selecionada será submetida na Chamada Pública nº 02/2020 do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), aberta a todas as instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Caso a proposta seja selecionada pelo Ifes, o IFMS receberá o valor de R$ 216 mil para o desenvolvimento dos projetos e, ainda, R$ 15 mil como bolsa ao professor coordenador da proposta.

Submissão - Deverá ser feita pela direção-geral do campus, no período de 3 a 10 de julho.

A proposta deverá ser enviada ao e-mail da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação  (Propi) -  - com assunto “Oficinas 4.0”, o arquivo do projeto e os anexos II e III do edital de abertura da chamada interna preenchidos.

No anexo I está disponibilizada a caracterização do programa de oficinas 4.0 para subsidiar a formulação dos projetos.

Projetos - Cada proposta pode conter até quatro projetos de servidores efetivos do IFMS, e deverá estar acompanhada da declaração de concordância da instituição parceira.

Os projetos, com prazo de execução de dez meses, deverão ter planos de trabalho e equipes próprias, formadas por bolsistas, sendo um professor orientador e estudantes de diferentes níveis (técnico, graduação e pós-graduação).

As bolsas deverão ser distribuídas pelo coordenador da proposta, nos valores de R$ 1,2 mil para o professor orientador, R$ 600,00 para os bolsistas da pós-graduação, R$ 400,00 para acadêmicos de graduação, e R$ 161,00 para estudantes de cursos técnicos de nível médio.

Os recursos deverão ser utilizados para montar laboratórios digitais, com computadores, impressora 3D, óculos de realidade virtual, estação de solda, kit de prototipagem baseado em microcontroladores, kit de robótica, entre outros equipamentos. Materiais de consumo, como insumos e suprimentos, também poderão ser adquiridos.

Para mais informações sobre a chamada interna do IFMS, o interessado deve entrar em contato com a Diretoria de Empreendedorismo e Inovação pelo e-mail .

Economia 4.0 - O termo compreende a transformação do padrão da atividade econômica baseado na introdução, desenvolvimento e difusão das tecnologias digitais, na automação e no uso intensivo de dados, impactando transversalmente os três setores da economia.

Com a implementação das oficinas os estudantes poderão desenvolver competências e habilidades em aspectos relacionados a “Economia 4.0”, com a formulação e desenvolvimento de soluções para a demanda proposta.