Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Aberta seleção interna para estágio nos dez campi

Estudante

Aberta seleção interna para estágio nos dez campi

Podem participar do processo seletivo estudantes dos cursos técnicos e da graduação do IFMS. Inscrições a partir de 20 de fevereiro.
por Laura Silveira publicado: 13/02/2020 08h35 última modificação: 13/02/2020 08h35

Está publicado na Central de Seleção do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) o edital de abertura do processo seletivo interno para formação de cadastro reserva para estágio curricular obrigatório.

Podem participar os estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, inclusive da Educação de Jovens e Adultos (Proeja), técnicos subsequentes e cursos superiores ofertados pelo IFMS em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

A lista de cursos por campus, a carga horária e os requisitos constam no anexo I do edital.

Os interessados deverão se inscrever entre os dias 20 de fevereiro e 4 de março, no formulário eletrônico disponibilizado na Central de Seleção pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), responsável pelo processo seletivo.

Regras - O estudante deve estar matriculado a partir do semestre previsto para início do estágio obrigatório, conforme consta nos Projetos Pedagógicos dos Cursos.

Deve ter ainda disponibilidade para desenvolver atividades diárias entre quatro e seis horas, com carga horária semanal de 20 a 30 horas distribuídas nos períodos matutino e vespertino. No período noturno, a carga horária pode ser de três ou quatro horas diárias, o que totaliza 15 ou 20 horas semanais.

Os estudantes de cursos técnicos de nível médio devem ter, no mínimo, 16 anos. Menores de 18 anos podem estagiar apenas em período diurno.

A carga horária de realização do estágio deverá ser compatível com o horário de aulas no IFMS, e com outras atividades que demandem disponibilidade de carga horária, tais como projetos de pesquisa e/ou extensão.

As atribuições dos estagiários estão dispostas no anexo II do edital.

Seleção - Será feita por meio da análise do rendimento dos estudantes, com prioridade para aqueles que, para concluir os cursos, precisem apenas do estágio obrigatório, ou, ainda, que estejam em condições de concluir todas as unidades curriculares ao final do primeiro semestre letivo de 2020.

O resultado preliminar será divulgado no dia 6 de março, e o final a partir do dia 13.

Os aprovados para o cadastro reserva serão convocados de acordo com a necessidade do IFMS, atuando como estagiários não remunerados nos campi onde estão matriculados.

As convocações para assinatura do Termo de Compromisso de Estágio Interno serão publicadas nos murais dos campi e comunicadas aos estudantes por e-mail.

O convocado terá até dez dias úteis após a convocação para se apresentar à Coordenação de Extensão e Relações Institucionais (Coeri) do campus, para formalização do termo e início das atividades.

Estágio - A realização de estágio curricular obrigatório é requisito para aprovação e obtenção de diploma, conforme determinado nos Projetos Pedagógicos de Cursos do IFMS.

Com o estágio interno, o Instituto Federal busca complementar a formação acadêmica do estudante, possibilitando a integração entre teoria e prática por meio do contato com a vida profissional.

A realização do estágio não estabelece vínculo empregatício do estudante com a instituição. Os estagiários não têm direito à remuneração ou benefícios adicionais, como bolsa e auxílios alimentação, saúde ou transporte.