Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Aberta seleção para bolsista da Residência Pedagógica

Licenciatura

Aberta seleção para bolsista da Residência Pedagógica

Vaga é destinada a acadêmicos da licenciatura em Química do Campus Coxim. As inscrições devem ser feitas até esta sexta-feira, 16
por Juliana Aragão publicado: 15/10/2020 14h09 última modificação: 15/10/2020 14h09

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nessa quarta-feira, 14, na Central de Seleção, o edital de abertura do processo seletivo que oferta uma vaga para estudante bolsista e formação de cadastro de reserva do Programa Institucional de Residência Pedagógica. 

Podem participar da seleção os acadêmicos do curso de licenciatura em Química oferecida pelo Campus Coxim. 

A Residência Pedagógica tem o objetivo de promover a experiência de regência em sala de aula, em escolas públicas de educação básica, acompanhados por professores responsáveis.

O valor das bolsas é de R$ 400 mensais custeadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com duração de 18 meses.

Requisitos – Para participar do processo seletivo, o estudante deve cumprir os seguintes requisitos:

  • estar matriculado e frequentando o curso de licenciatura em Química;
  • ter cursado o mínimo de 50% do curso ou estar cursando a partir do 5º período;
  • estar em dia com as obrigações eleitorais;
  • declarar ter condições de dedicar pelo menos 25 horas mensais para desenvolvimento das atividades da residência pedagógica;
  • não estar vinculado a nenhum programa de bolsa (ensino, pesquisa e extensão);
  • firmar termo de compromisso com a Capes, cujo formulário será gerado no Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios (Scba);
  • cadastrar e manter atualizado currículo na Plataforma Freire, que será utilizado para fins de comprovação dos requisitos para concessão das bolsas;
  • possuir bom desempenho acadêmico, evidenciado pelo histórico escolar.

O estudante que possuir vínculo empregatício ou estiver realizando estágio remunerado poderá ser bolsista desde que não possua relação de trabalho com o IFMS ou com a escola onde desenvolverá as atividades do programa. 

Inscrições – Devem ser feitas até esta sexta-feira, 16. O interessado em participar do processo seletivo deve enviar para o e-mail  os documentos necessários: formulário de inscrição preenchido, cópia do cabeçalho do extrato de conta corrente individual de qualquer banco (como forma de comprovação da conta) e carta de intenções. 

A carta precisa conter as razões pelas quais o candidato pretende participar do programa e do subprojeto, considerando a formação acadêmica e futura atuação na educação básica, a importância e os desafios da profissão docente e da escola pública. O texto, de no máximo uma lauda, deve ser preferencialmente manuscrito, com data e assinatura do candidato.  

A seleção dos candidatos será feita com base nas avaliações do histórico acadêmico (peso 4) e da carta de intenções (peso 6). Caso seja necessário pode ocorrer a realização de entrevistas com os estudantes. 

Os aprovados que excederem o número de vagas ofertadas irão compor lista de espera válida por um ano, a partir da data de divulgação do resultado final, previsto para 19 de outubro.

Programa – O estudante selecionado deve cumprir as normas do programa, previstas na Portaria Capes nº 45/2018, além de desempenhar as atividades conforme o plano de trabalho do bolsista, previsto no projeto institucional. 

A Residência Pedagógica é um programa da Capes que busca incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica, conduzindo o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente, além de promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de licenciatura às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

Também visa fortalecer e ampliar a relação entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e as escolas públicas de educação básica para a formação inicial de professores, bem como o papel das redes de ensino na formação de futuros professores.