Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Aberta seleção para o Programa de Auxílio Monitoria

Estudante

Aberta seleção para o Programa de Auxílio Monitoria

São ofertados 192 benefícios nos dez campi da instituição. Inscrições poderão ser feitas de 9 a 16 de março.
por Cleyton Lutz publicado: 03/03/2020 14h13 última modificação: 09/03/2020 12h14

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou na segunda-feira, 2, o edital de abertura do processo seletivo para a concessão do Auxílio Monitoria aos estudantes dos cursos técnicos e de graduação da instituição.

O Programa de Monitoria é uma das iniciativas do Programa de Acesso, Permanência e Êxito dos Cursos Técnicos e de Graduação, que tem o objetivo de apoiar as atividades que contribuam para o fortalecimento dos cursos ofertados. 

Serão selecionados 192 estudantes regularmente matriculados nos cursos técnicos e de graduação em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. As áreas onde são ofertados os auxílios podem ser conferidas no edital do processo seletivo.  

Os monitores desenvolverão suas atividades no período de oito horas semanais. O valor do auxílio mensal é R$ 150, para alunos de nível médio, e R$ 200, para acadêmicos de graduação, com a primeira parcela paga em abril e a última no mês de junho.  

Requisitos – Podem participar do processo seletivo os estudantes regularmente matriculados nos cursos técnicos e de graduação que:

  • Estejam cursando, no mínimo, o 2º período;
  • Tenham sido aprovados nas unidades curriculares que caracterizam a área da monitoria pretendida;
  • Declarem haver compatibilidade entre os horários de suas atividades acadêmicas e os propostos para o desenvolvimento da monitora;
  • Não tenham sido monitores nos últimos quatro semestres consecutivos;
  • Não tenham desistido da atividade de monitoria anteriormente;
  • Não estejam respondendo a Processo Disciplinar Discente.

As inscrições podem ser feitas de 9 a 16 de março, na Página do Candidato. O interessado deverá escolher apenas um campus, área e turno contemplado pelo edital. Caso a inscrição seja editada, será considerada válida a última alteração realizada. 

Seleção – Será realizada pelo diretor de ensino (ou servidor por ele indicado), coordenador de curso/eixo e docente das áreas contempladas, preferencialmente o professor orientador da monitoria. 

Para a seleção dos monitores, será considerada a média da nota da entrevista e o coeficiente de rendimento do candidato, considerando apenas a unidade curricular da área em que o estudante está concorrendo.  

As entrevistas serão realizadas entre 18 e 25 de março. Entre os itens a serem avaliados estarão a disponibilidade, o interesse pela área, o perfil para a atividade de monitor e a desenvoltura do candidato, entre outros. 

A divulgação do resultado preliminar está prevista para o dia 27. 

Auxílio Monitoria – O programa visa prestar apoio ao aprendizado dos estudantes e despertar neles o interesse pelo ensino, além de oportunizar a sua participação no processo educacional e em situações extracurriculares que o conduzam à sua plena formação. 

A jornada de atividades de monitoria será fixada pelo professor orientador em comum acordo com o estudante, e aprovada pelo coordenador do curso/eixo. 

Entre as atribuições dos monitores estão cumprir o plano de atividades (elaborado juntamente com o professor orientador), cooperar no atendimento e auxílio dos estudantes da disciplina e elaborar semestralmente o relatório de atividades. 

O estudante não classificado dentro do número de vagas para recebimento do auxílio, pode voluntariar-se para a monitoria, sem a contrapartida financeira. Os monitores voluntários exercerão suas atividades com carga horária semanal de até oito horas.

Vagas ofertadas no Auxílio Monitoria

Campi Auxílios para cursos técnicos Auxílios para cursos de graduação
Aquidauana 15 04
Campo Grande 22 04
Corumbá 15 04
Coxim 12 04
Dourados 12 04
Jardim 12 04
Naviraí 12 04
Nova Andradina 15 04
Ponta Porã 22 04
Três Lagoas 15 04