Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Abertas 160 vagas na graduação em Campo Grande e Corumbá

Sisu

Abertas 160 vagas na graduação em Campo Grande e Corumbá

Inscrições devem ser feitas na página do Sisu a partir desta terça-feira, 7. Na capital, são ofertadas vagas para dois novos cursos de Engenharia
por Cleyton Lutz publicado: 06/07/2020 16h23 última modificação: 06/07/2020 16h23

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com processo seletivo aberto para o preenchimento de 160 vagas em cursos de graduação nos municípios de Campo Grande e Corumbá, para ingresso no segundo semestre.

As opções são os cursos superiores de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet, além dos bacharelados em Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica, ofertados pela primeira vez na capital. A distribuição das vagas pode ser conferida na tabela ao final deste texto.

Podem se inscrever no processo seletivo os participantes da edição 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O ingresso será feito por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O candidato deve ter tirado nota acima de zero na redação e nas provas e Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. A ordem dos critérios de seleção pode ser conferida no edital de abertura do processo seletivo.

As inscrições devem ser feitas entre terça e sexta-feira, 7 a 10, na página do Sisu

Ações Afirmativas (Cotas) – Metade das vagas ofertadas no processo seletivo são para candidatos que cursaram integralmente todas as séries do ensino médio em escola pública. Dessas vagas reservadas, 50% se destinam àqueles com renda familiar per capita não superior a um salário mínimo e meio.

Ainda há cotas aos candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, e às pessoas com deficiência com, no mínimo, a mesma proporção dessas populações dentro de Mato Grosso do Sul, de acordo com o último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O IFMS também possui a opção do bônus local, voltado aos candidatos residentes nas áreas de abrangência dos campi, que têm direito de um acréscimo de 20% na nota do Enem:

• Campo Grande: Bandeirantes, Campo Grande, Corguinho, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Rochedo, Sidrolândia e Terenos;
  • Corumbá: Corumbá e Ladário.

A opção pelas ações afirmativas deve ser feita no ato da inscrição.

Resultado – A divulgação da primeira chamada será feita na página do Sisu no dia 14 de julho. Os candidatos não convocados poderão se inscrever para a lista de espera até 21 de julho, no mesmo endereço eletrônico.

Caso haja vagas não preenchidas após a segunda chamada, poderão se inscrever para as vagas remanescentes os participantes das edições 2017, 2018 e 2019 do Enem, que obtiveram nota cima de zero na redação e nas provas das demais áreas do conhecimento.

Vagas em cursos de graduação - 2º semestre

Campi Curso Turno Vagas