Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Abertas 185 vagas para o Auxílio Monitoria

Ensino

Abertas 185 vagas para o Auxílio Monitoria

Podem participar estudantes de ensino médio e graduação dos dez campi do IFMS. Inscrições começam no dia 14
por Cleyton Lutz publicado: 09/09/2020 14h19 última modificação: 16/09/2020 06h35

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou, na Central de Seleção, o edital com 185 vagas no programa Auxílio Monitoria.

Para participar do processo seletivo, o estudante deve estar regularmente matriculado em um curso técnico ou de graduação. Além disso, também é necessário:

  • Estar cursando, no mínimo, o 2º período;
  • Ter sido aprovado nas unidades curriculares que caracterizam a área da monitoria pretendida;
  • Declarar haver compatibilidade entre os horários de suas atividades acadêmicas e os propostos para o desenvolvimento da monitora;
  • Não ter sido monitor nos últimos quatro semestres consecutivos, nem ter desistido da atividade de monitoria anteriormente nem tampouco estar respondendo a Processo Disciplinar Discente.

O monitor selecionado desenvolverá as atividades de monitoria em período de 8 horas semanais. Os alunos dos cursos técnicos receberão auxílio no valor de R$ 150 mensais. Já para os acadêmicos de graduação, o valor será de R$ 200 por mês, com vigência no segundo semestre de 2020, sendo a primeira parcela em outubro e a última em novembro. 

A relação das vagas ofertadas por campi pode ser conferida abaixo. Já a divisão das vagas por área está disponível na Central de Seleção

Inscrições – Podem ser feitas de 14 a 18 de setembro, na Página do Candidato. O estudante candidato deverá escolher apenas um campus/área/turno oferecido pelo IFMS, bem como anexar o comprovante de dados bancários. 

Os dados preenchidos na ficha de inscrição são de total responsabilidade do candidato. Caso o estudante necessite alterar a inscrição, deverá acessar o mesmo endereço utilizado para fazer a inscrição, selecionar “minhas inscrições” e depois o ícone “editar inscrição”. Será considerada válida somente a última alteração realizada. 

A seleção será realizada pelo diretor de ensino (ou servidor por ele indicado), coordenador de curso/eixo e por docente das áreas contempladas, preferencialmente o professor-orientador da monitoria, baseando-se na média feita entre duas notas.

A primeira delas é uma entrevista, prevista para ocorrer entre 21 a 25 de setembro, em que serão avaliados a disponibilidade do candidato, o interesse pela área, o perfil para a atividade de monitor, a desenvoltura, entre outros.

A outra nota diz respeito ao Coeficiente de Rendimento, considerando apenas as unidades curriculares da área em que o discente concorre. O resultado preliminar será divulgado no dia 28 de setembro. 

Programa – A Monitoria é uma das iniciativas do Programa de Acesso, Permanência e Êxito dos Cursos Técnicos e de Graduação, cujo objetivo principal é apoiar as atividades que contribuam para o fortalecimento dos cursos ofertados no Instituto. 

Os objetivos do programa são prestar apoio ao aprendizado dos estudantes e despertar neles o interesse pelo ensino, além de oportunizar a sua participação no processo educacional e em situações extracurriculares que o conduzam à sua plena formação.

Por motivo das medidas sanitárias recomendadas pela comissão de organização de campanhas de conscientização dos riscos e medidas de prevenção ao novo coronavírus do IFMS, em caráter excepcional, as atividades de monitoria se darão por meio de atividades não presenciais orientadas pelo professor da unidade curricular, podendo também ser realizada de forma presencial, em caso de retorno às atividades presenciais.

Vagas ofertadas no Auxílio Monitoria

Campi Vagas cursos técnico Vagas graduação
Aquidauana 14 04
Campo Grande 21 04
Corumbá 14 04
Coxim 14 04
Dourados 11 04
Jardim  11 04
Naviraí 14 04
Nova Andradina 11 03
Ponta Porã 18 06
Três Lagoas 11 09

* Informação sobre o número de vagas ofertado alterada às 6h35 de 16/09/2020, em virtude da retificação publicada em 15/09/2020, na Central de Seleção do IFMS.