Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Abertas inscrições para a Residência Pedagógica

Coxim

Abertas inscrições para a Residência Pedagógica

Seleção se destina a estudantes da graduação em Química, com bolsa mensal de R$ 400. Inscrições podem ser feitas até 6 de julho
por Cleyton Lutz publicado: 16/06/2020 15h06 última modificação: 29/06/2020 09h56

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas no processo seletivo para bolsistas e voluntários no programa institucional de Residência Pedagógica. Podem participar acadêmicos da licenciatura em Química.

A previsão é de que sejam ofertadas 24 vagas, condicionadas à aprovação e à liberação de cotas de bolsas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e cadastro em lista de espera.

Para concorrer, é necessário estar regularmente matriculado e frequentando a licenciatura, tendo feito pelo menos metade da graduação ou estar cursando a partir do 5° período, além de possuir bom desempenho acadêmico.

Outros requisitos são estar em dia com as obrigações eleitorais, declarar disponibilidade de pelo menos 25 horas mensais para o desenvolvimento das atividades, não estar vinculado a nenhum programa com bolsa (ensino, pesquisa e extensão), ter cadastro e manter currículo atualizado na Plataforma Freire.

O valor das bolsas é de R$ 400 mensais custeadas pela CAPES, com duração de 18 meses. O acadêmico que possuir vínculo empregatício ou estiver realizando estágio remunerado poderá ser bolsista desde que não possua relação de trabalho com o Instituto ou com a escola onde desenvolverá as atividades do programa.

Os selecionados para o programa devem cumprir as normas do programa, previstas na Portaria CAPES nº 45/2018, além de desempenhar as atividades conforme o plano de trabalho do bolsista, previsto no projeto institucional.

Inscrições – Vão até dia 6 de julho. O interessado deve enviar para o correio eletrônico os documentos necessários para participação no processo seletivo:

• Formulário de inscrição, devidamente preenchido (presente no anexo do edital de abertura);
  • Cópia do cabeçalho do extrato de conta-corrente individual de qualquer banco (como forma de comprovação da conta);
  • Carta de intenções: precisa conter as razões pelas quais o candidato pretende participar do programa e do subprojeto, considerando a formação acadêmica e futura atuação na educação básica, a importância e os desafios da profissão docente e da escola pública. O texto, de no máximo uma lauda, deve ser original e preferencialmente manuscrito, com data e assinatura do candidato.

A seleção dos candidatos será feita com base nas avaliações do histórico acadêmico (peso 4) e da carta de intenções (peso 6). Caso seja necessário pode ocorrer a realização de entrevistas com os estudantes.

A previsão é de que o resultado preliminar seja divulgado em 9 de julho e o final no dia 29 do mesmo mês.

Residência Pedagógica – Tem o objetivo de promover a experiência de regência em sala de aula, em escolas públicas de educação básica, acompanhados por professores responsáveis.

Trata-se de um programa da CAPES que busca incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica, conduzindo o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente, além de promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de licenciatura às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Também visa fortalecer e ampliar a relação entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e as escolas públicas de educação básica para a formação inicial de professores, bem como o papel das redes de ensino na formação de futuros professores.