Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Abertas inscrições para o Auxílio TCC

Estudante

Abertas inscrições para o Auxílio TCC

São oferecidos 97 auxílios a alunos dos cursos técnicos e da graduação dos dez campi. Inscrições vão até 18 de novembro
por Juliana Aragão publicado: 09/11/2020 10h11 última modificação: 16/11/2020 10h30

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu nesta segunda-feira, 9, o prazo de inscrições no processo seletivo para a oferta do Auxílio Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a estudantes de cursos técnicos e da graduação dos dez campi da instituição, no segundo semestre letivo.

São oferecidos 97 auxílios, sendo 76 para alunos dos cursos técnicos e 21 para acadêmicos da graduação.

O edital destina o montante de R$ 17,7 mil ao Auxílio TCC, sendo que os contemplados receberão parcela única de R$ 150 (cursos técnicos) e de R$ 300 (graduação), para custear parte das despesas com a elaboração do trabalho.

Os interessados devem ter propostas de projetos ou pré-projetos de TCC aprovadas pelo professor orientador e pelo coordenador da coordenação de curso/eixo.

Os demais requisitos para participação no processo seletivo estão disponíveis no edital de abertura, publicado na Central de Seleção do IFMS.

Inscrições – Devem ser feitas até 18 de novembro, na Página do Candidato.

No ato da inscrição, o estudante deve informar se possui renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio, além de anexar o projeto (Anexo III do edital de abertura) ou o pré-projeto (Anexo IV). O arquivo deve ter tamanho máximo de até 20 MB.

Será aceita uma única proposta por estudante. Em caso de TCC realizado em dupla, cada um dos estudantes terá direito a um auxílio. A inscrição, portanto, deverá ser feita separadamente.

Análise da renda – Será feita com os estudantes que, no ato da inscrição, declararem renda per capita familiar até um salário mínimo. Candidatos nessa condição terão prioridade na concessão do Auxílio TCC.

Os estudantes que não foram contemplados ou não estão em lista de espera nos editais do Programa de Assistência Estudantil em 2020: 016/2020020/2020021/2020 e 007/2020 - retificado também passarão por análise de renda.

Terão prioridade os estudantes pertencentes a núcleos familiares beneficiários do Programa de Transferência de Renda Bolsa Família, Vale Renda, Auxílio Emergencial do governo federal, Benefício de Prestação Continuada (BPC) da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e CAD Único.

Esses estudantes deverão enviar a composição do grupo familiar preenchida (Anexo V) e a documentação comprobatória ao correio eletrônico informado no item 8.3 do edital de abertura. As datas de entrega dos documentos serão divulgadas no dia 24 de novembro.

A análise dos documentos será feita pela assistente social do campus ou servidor designado pelo diretor geral e/ou comissão da assistência estudantil.

Os estudantes com renda per capita familiar superior a um salário mínimo e meio não precisarão apresentar a documentação para análise de renda.

Seleção - Na primeira etapa, o coordenador do curso/eixo e a Direção de Ensino (Diren) do campus farão a análise das propostas de TCC e enviarão à assistente social a lista de alunos que declararam renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio.

Feita a análise, a classificação dos inscritos por faixa de renda será enviada ao coordenador de curso/eixo que, juntamente com a Diren, fará a classificação final. As propostas serão selecionadas e classificadas  respeitando o limite máximo de auxílios disponíveis por campus, de acordo com a renda per capita dos estudantes.

Serão critérios de desempate a proximidade de conclusão do curso e maior idade, nessa ordem.

Os resultados preliminar e final serão divulgados nos dias 10 e 16 de dezembro, respectivamente.

Auxílios TCC para o 2º semestre

Campus Auxílios para cursos técnicos Auxílios para graduação Total