Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Abertas inscrições para egressos e sociedade civil

Conselho Superior

Abertas inscrições para egressos e sociedade civil

Interessados em representar os ex-alunos do IFMS e entidades da sociedade civil no Conselho Superior da instituição devem se inscrever até 31 de janeiro.
por Vinicius Vieira publicado: 14/01/2020 16h27 última modificação: 15/01/2020 08h49

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu nessa segunda-feira, 13, o prazo para inscrições de candidatos a representantes de egressos e da sociedade civil no Conselho Superior (Cosup) para o biênio 2020-2021.

Os interessados podem se inscrever pela internet até 31 de janeiro. Os editais com a regras para a candidatura e o acesso aos formulários de inscrições em cada categoria estão disponíveis na página da Consulta.

Para ser representante dos egressos (ex-aluno), é necessário ter certificado ou diploma de conclusão de curso do IFMS, mais de 16 anos de idade e não possuir vínculo profissional ou estudantil vigente com o Instituto. É preciso ainda que o candidato elabore um memorial descritivo de sua atuação enquanto estudante.

As inscrições homologadas serão analisadas pela presidência do Conselho, que escolherá dois titulares, sendo um de nível médio e um da educação superior, e seus respectivos suplentes.

A previsão é que o resultado dos egressos seja divulgado no dia 10 de fevereiro. Todas as regras e o cronograma completo estão disponíveis na seção Egressos na página da consulta.

Sociedade Civil - Será representada no Cosup por duas entidades de três segmentos distintos: trabalhadores, patronais e empresas estatais. Para a candidatura, o representante não deve possuir vínculo funcional ou estudantil com a instituição.

As inscrições homologadas serão analisadas pelo Colégio de Dirigentes (Codir), que irá escolher representantes de cada segmento. A previsão é que o resultado seja divulgado no dia 27 de fevereiro.

As regras de participação e acesso aos formulários estão disponíveis da seção dedicada à Sociedade Civil na página do Cosup.

Cosup - É o órgão colegiado máximo do IFMS, tendo caráter normativo, consultivo e deliberativo. Com sede em Campo Grande (MS), tem a finalidade de colaborar para o aprimoramento do processo educacional e zelar pela correta execução das políticas da instituição.

Além dos servidores, estudantes, egressos e sociedade civil organizada, o Conselho Superior é formado por representantes do Ministério da Educação (MEC), Codir do IFMS e o último ex-reitor da instituição.