Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Abertas inscrições para o Hackathon IFMS 2020

Abertas inscrições para o Hackathon IFMS 2020

Evento estimula a criatividade com o uso da inteligência artificial. Podem participar estudantes de Aquidauana, Corumbá, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas
por Osvaldo Sato publicado: 23/09/2020 09h17 última modificação: 30/09/2020 11h50

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abre nesta quarta-feira, 23, as inscrições para o Hackathon IFMS 2020, uma maratona de trabalho em equipe onde os estudantes poderão desenvolver a criatividade na solução de problemas.

O evento, que faz parte da programação da Semana de Ciência e Tecnologia 2020, será realizado de forma virtual entre os dias 16 e 18 de outubro.

“É uma uma ótima experiência onde os estudantes lidam com a pressão dos prazos, a tomada de decisão e assumem papéis que se assemelham muito ao que se espera encontrar no mundo do trabalho”, destacou a diretora de Empreendedorismo e Inovação, Ivilaine Delguingaro.

Na competição, as equipes serão desafiadas a criar soluções, com a aplicação de conhecimentos em inteligência artificial, para problemas que serão propostos pelos campi e demais grupos participantes.

“O hackathon é um desafio de criatividade e técnica com objetivo de estimular os estudantes a desenvolverem soluções inovadoras para problemas específicos. É uma maratona que exige dedicação, pesquisa, trabalho em equipe e a capacidade de criar”, ressalta a diretora de Empreendedorismo e Inovação do IFMS, Ivilaine Delguingaro.

A diretora explica que eventos como este contribuem para a formação profissional do estudante.

“É uma uma ótima experiência para o desenvolvimento de competências profissionais e pessoais. Os estudantes lidam com a pressão dos prazos, a tomada de decisão e assumem papéis que se assemelham muito ao que se espera encontrar no mundo do trabalho”, destacou a diretora.

Inscrições - São gratuitas e devem ser feitas em formulário eletrônico até 30 de setembro.

Podem participar estudantes dos campi Aquidauana, Corumbá, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Serão aceitas inscrições de até 20 equipes, que serão selecionadas de acordo com a ordem de inscrição. As equipes devem ser formados por cinco estudantes e contar, ainda, com um tutor.

Podem ser tutores profissionais vinculados ou não ao IFMS, que possuam conhecimento comprovado nas áreas propostas pelo hackathon - empreendedorismo e inteligência artificial - ou na área de aplicação do projeto a ser proposto pela equipe.

Inteligência Artificial - Cada equipe deverá propor um tema a ser abordado, desde que a solução aplique conhecimentos relacionados à inteligência artificial.

Entretanto, não é necessário conhecimento prévio do tema, pois todos os inscritos irão participar do curso “Inteligência Artificial e Machine Learning: O Guia Completo”, uma introdução técnica à inteligência artificial.

Durante o evento também serão oferecidas palestras sobre temas como empreendedorismo, organização e apresentação de projetos, entre outros.

A equipe vencedora receberá kits de computação embarcada de alta performance no valor aproximado de R$ 4 mil.

* Texto alterado às 11h49 de 30/09/2020 para inclusão da informação de que estudantes dos campi Corumbá e Coxim também podem se inscrever no Hackathon IFMS 2020.