Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Abertas inscrições para o projeto Alunos Conectados

Ensino

Abertas inscrições para o projeto Alunos Conectados

Iniciativa visa oferecer pacote mensal de dados de telefonia móvel para estudantes em situação de vulnerabilidade social
por Cleyton Lutz publicado: 22/10/2020 10h36 última modificação: 22/10/2020 10h36

Está disponível na Central de Seleção o edital do processo seletivo para o projeto Alunos Conectados, ofertado pela primeira vez pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)

A iniciativa visa formar cadastro de reserva para fornecimento, disponibilização e monitoramento de cartão SIM (ou chip), com pacote mensal de dados de telefonia móvel.

"O estudante terá o acesso às aulas facilitado, utilizando o próprio celular ou tablet, e não precisará dividir computadores ou notebooks com os demais membros familiares, que também necessitam realizar suas atividades remotas", destaca a coordenadora de Assuntos Estudantis, Carolina Araújo.

Voltado a estudantes em situação de vulnerabilidade social matriculados em cursos presenciais do IFMS, o processo seletivo tem o objetivo de promover o acesso e contribuir com a equidade entre os alunos da rede pública de educação profissional por meio de acesso à internet, facilitando o desenvolvimento das atividades não presenciais.

Podem participar estudantes dos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas que tenham renda mensal per capita de até um salário mínimo e meio, conforme declarado no Questionário Socioeconômico deste ano.

A coordenadora de Assuntos Estudantis do IFMS, Carolina Araújo, explica que se trata de uma ferramenta para viabilizar a permanência dos estudantes no contexto de pandemia e das atividades não presenciais.

"Com o pacote mensal de dados, o estudante terá o acesso às aulas facilitado, utilizando o próprio celular ou tablet, e não precisará dividir computadores ou notebooks com os demais membros familiares, que também necessitam realizar suas atividades remotas", destaca Carolina.

Inscrição – O edital possui adesão em fluxo contínuo, enquanto durar a suspensão das atividades presenciais em virtude pandemia do novo coronavírus. A inscrição deve ser feita em formulário eletrônico

Importante: o estudante deve obrigatoriamente preencher ou atualizar o Questionário Socioeconômico, caso tenha ocorrido alguma mudança na renda familiar. Não devem ser incluídos no valor total da renda os valores recebidos em auxílios pelo IFMS ou Governo Federal (Bolsa Família ou Auxílio Emergencial).

Os estudantes contemplados no edital nº 16/2020, que trata do auxílio emergencial para acesso digital, ao aderirem ao projeto Alunos Conectados, terão revogados os auxílios concedidos. 

Seleção – Será realizada pelo campus em que o candidato se inscreveu.

Os estudantes serão classificados por ordem crescente de renda per capita, tendo prioridade aqueles com menor renda, menor tempo para concluir o curso e menor idade.

A partir de 26 de outubro, a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) divulgará a lista das inscrições homologadas, por ordem alfabética e unidade, na Central de Seleção.

A lista dos estudantes contemplados será atualizada quinzenalmente no mesmo endereço, enquanto durar a suspensão das atividades presenciais em virtude da pandemia

Responsabilidades – O estudante contemplado deverá utilizar o pacote de dados para a realização das atividades acadêmicas remotas.

Nos casos de dano ou extravio do chip, é necessário comunicar imediatamente ao Serviço de Tecnologia de Informação e Suporte Técnico (Serti) do campus para cancelamento ou substituição. A aquisição de um novo chip ficará sob responsabilidade do estudante. 

Além disso, também devem ser informadas quaisquer alterações de dados de natureza acadêmica – como cancelamento, abandono ou conclusão do curso – e/ou cadastrais (mudança de endereço e telefone).

O recebimento do chip para acesso poderá ser feito pelo estudante ou responsável legal mediante a apresentação da documentação especificada no edital de abertura do processo seletivo. Serão divulgadas orientações para recebimento dos chips, de acordo com a logística a ser adotada pelos campi.