Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Abertas inscrições para projetos de iniciação tecnológica

Economia 4.0

Abertas inscrições para projetos de iniciação tecnológica

Foco deve ser na economia 4.0. Será escolhida uma proposta, com até oito projetos, para concorrer ao fomento do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)
por Osvaldo Sato publicado: 24/07/2020 08h49 última modificação: 03/08/2020 08h45

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com a submissão aberta para a chamada interna simplificada com o objetivo de selecionar uma proposta para concorrer ao edital n° 03/2020 do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), voltada ao apoio à iniciação científica tecnológica com foco na economia 4.0. 

Será selecionada uma proposta, com até oito projetos, centrada no desenvolvimento de habilidades relacionadas às novas tecnologias digitais no contexto da economia 4.0, associadas ao ensino, pesquisa e extensão. Ela representará a instituição no processo seletivo do IFES. 

O edital busca estimular o interesse e a criatividade dos estudantes do ensino fundamental, médio e técnico integrado; estreitar a parceria entre as instituições da Rede Federal e as secretarias de educação; e contribuir para a formação cidadã, habilitando os participantes a atuarem de forma criativa e tecnológica no mercado de trabalho e em suas comunidades. 

A proposta institucional, caso seja selecionada pelo IFES, será contemplada com recursos financeiros no valor de R$ 123.666,67. 

O edital da chamada interna simplificada está publicado na Central de Seleção

Submissão – Pode ser feita até 14 de agosto através do e-mail da Pró-Reitoria de Extensão: . É necessário constar como título da mensagem o assunto “Apoio à inovação tecnológica com foco na economia 4.0”. 

Precisam ser anexados o projeto de iniciação tecnológica, sendo que cada proposta poderá conter um ou mais projetos, com número limitado até oito, que deverão ser executados por equipes específicas; e o acordo de cooperação, conforme os anexos disponibilizados no edital do processo seletivo. 

As propostas serão avaliadas de acordo com a documentação encaminhada e o mérito dos projetos, além da necessidade de ajustes e adequação da proposta institucional para participar da seleção do IFES. 

O resultado preliminar da chamada interna está previsto para 27 de agosto.

Normas – Os projetos devem ter como foco as tecnologias digitais aplicáveis ao contexto da economia 4.0, a partir do conjunto de ações de estímulo ao envolvimento dos estudantes em conhecimento, práticas e metodologias atreladas ao pensar tecnológico e suas potencialidades. Também é necessário manifestar a utilização de metodologias ativas.

Os projetos devem prever o atendimento de pelo menos 160 beneficiários  estudantes do ensino médio técnico, médio regular e dos anos finais do ensino fundamental das redes públicas municipais e estaduais de educação básica  separadamente ou em conjunto. 

A participação dos beneficiários deverá ter como intuito sua iniciação tecnológica, observando o perfil de formação e realidades socioeconômicas e culturais, de forma que sejam facilitadas a aprendizagem e o desenvolvimento de projetos com tecnologias que caracterizam a economia 4.0. 

O prazo para realização da proposta é de 24 meses, sendo que as atividades de iniciação tecnológica deverão ser executadas preferencialmente nas instalações da instituição proponente.