Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Apresentações de TCC são realizadas de forma virtual

Estudante

Apresentações de TCC são realizadas de forma virtual

Estudantes do IFMS defendem Trabalhos de Conclusão de Curso em meio à suspensão das atividades presenciais por conta da pandemia.
por Laura Silveira publicado: 25/06/2020 12h11 última modificação: 08/07/2020 15h05

Banca de TCC online

O estudante Lucas Chechi realizou a primeira defesa de TCC online do Campus Jardim, na segunda-feira, 22.

Devido à suspensão das atividades de ensino e administrativas presenciais como medida de prevenção à pandemia do coronavírus, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) tem adotado uma série de medidas para se adequar à situação e minimizar os impactos aos estudantes.

Uma das iniciativas, regida pela Instrução Normativa nº 3/2020, da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), dispõe sobre os procedimentos para realização e apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de forma não presencial neste período, para estudantes concluintes de cursos técnicos integrados, inclusive os da Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), e de graduação.

“A sugestão foi que os estudantes e os seus orientadores fizessem uma análise sobre se seria possível  finalizar os trabalhos de forma não presencial", ressalta a pró-reitora de Ensino, Cláudia Fernandes.

“A instrução normativa veio para orientar os campi de como poderia ser realizada a banca de forma virtual. No próprio documento há várias sugestões, como as tecnologias disponíveis e a duração de cada apresentação, entre outras. A partir dessas orientações, cada campus organizou seu cronograma de defesas”, explica a pró-reitora de Ensino, Cláudia Fernandes.

A decisão de finalizar os trabalhos e apresentá-los de forma virtual cabe a cada estudante e seu orientador. Nos casos em que o TCC não pode ser finalizado por conta da suspensão das atividades presenciais – como as pesquisas que envolvam o uso de laboratórios, por exemplo –, o trabalho poderá ser concluído quando as atividades presenciais forem retomadas.

“A sugestão foi que os estudantes e os seus respectivos orientadores fizessem uma análise sobre se seria possível adequar e finalizar os trabalhos de forma não presencial e, a partir dessa decisão em conjunto, estão sendo organizadas as bancas para defesa dos TCCs de forma virtual”, ressalta a pró-reitora.

Trabalhos - A primeira defesa de TCC online do Campus Jardim ocorreu na segunda-feira, 22. O estudante Lucas Chechi, 17, concluinte do curso técnico integrado em Edificações, apresentou o trabalho a respeito de uma análise comparativa entre ambientes de trabalho segregados e integrados para professores do IFMS.

"A apresentação online me deixou mais calmo e achei a experiência boa, pois consegui expor o trabalho de forma clara e fui aprovado”, avalia o estudante Lucas Chechi.

“Por causa da pandemia, meu contato com o orientador passou a ser via Whatsapp, o que foi extremamente dificultoso, mas no final deu tudo certo. A apresentação online me deixou um pouco mais calmo e achei a experiência muito boa, pois consegui expor o meu trabalho de forma clara e fui aprovado”, avalia Lucas.

O orientador do TCC, o professor Daniel Ruiz, também acredita que, mesmo a distância, o trabalho pôde ser concluído de maneira satisfatória. O docente ressalta que toda a parte de organização da banca funcionou da mesma forma como se fosse presencialmente.

“Somos um instituto de educação, ciência e tecnologia, então, enquanto servidores, temos que dominar essa tecnologia para desenvolver nosso trabalho. Resolvemos encarar a dificuldade e buscar a solução para o problema, da melhor forma possível. Vejo que o objetivo do IFMS neste momento é que o aluno mantenha o vínculo com os estudos, o que é a coisa mais importante”, aponta o orientador.

Os demais campi do IFMS também estão realizando apresentações de TCCs de forma virtual. O calendário teve início no começo do mês e, por enquanto, há datas agendadas até julho.

"Vejo que o objetivo da instituição neste momento é que o aluno mantenha o vínculo com os estudos, o que é a coisa mais importante”, aponta o professor Daniel Ruiz.

Suspensão - As atividades de ensino e administrativas presenciais foram suspensas no IFMS em 18 de março. Nessa segunda-feira, 22, nova decisão prorrogou a medida até 30 de julho.

Assim, os estudantes estão tendo aulas em ambientes virtuais de ensino e servidores permanecem em home office até a próxima deliberação.

As ações do Instituto Federal, as formas de prevenção ao coronavírus, os documentos institucionais referentes à situação e outras informações sobre a pandemia estão disponíveis na IFMS contra o coronavírus