Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Aprovados projetos que fomentam participação feminina na ciência

Aprovados projetos que fomentam participação feminina na ciência

Edital de fomento selecionou nove projetos de extensão que, juntos, receberão cerca de R$ 100 mil para custeio e pagamento de bolsas a estudantes
por Juliana Aragão publicado: 24/09/2020 12h49 última modificação: 24/09/2020 13h25

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) selecionou nove projetos de extensão no edital de apoio à participação e formação de mulheres extensionistas nas ciências exatas, engenharias, tecnologias e computação. O resultado final está disponível na Central de Seleção.

Os projetos selecionados serão desenvolvidos nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas e, juntos, receberão fomento de R$ 97.933,60, sendo R$ 16.333,60 para o custeio das atividades e R$ 81.600,00 para o pagamento de bolsas a estudantes envolvidos com as iniciativas.

Os recursos para custeio dos projetos são oriundos do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação do IFMS (Piepi). Para o pagamento das bolsas, o valor é proveniente do Programa de Bolsas e Auxílios para Ações de Extensão do IFMS (Pibaex).

Os projetos deverão ser desenvolvidos pelo período de um ano, a partir desta sexta-feira, 25, em escolas do ensino fundamental e médio, com atividades que incentivem a participação de estudantes meninas nas área das ciências.

As atividades devem ter como foco a transformação da realidade social para combater o desequilíbrio da participação feminina nas áreas de ciências exatas, engenharias, tecnologias e computação.

Estão previstas, entre outras atividades, mostras de vídeos, palestras e oficinas que demonstrem para a comunidade escolar a existência de mulheres como cientistas com contribuições significativas para a ciência e a tecnologia.

"O projeto pode inspirar não só as estudantes da escola, mas também as mulheres da sociedade, e reafirmar que elas possuem opções no mercado de trabalho e podem ser reconhecidas e empoderadas", comenta Ligia Piletti, coordenadora do projeto que será desenvolvido em Ponta Porã.

Cultivando sonhos, mudando vidas - Um dos projetos selecionados prevê a oferta de um curso sobre o plantio de hortaliças voltado às alunas da Escola Estadual Professora Geni Marques Magalhães, em Ponta Porã. As mães e as mulheres da comunidade do entorno também serão convidadas a participar.

Coordenado pela professora Lígia Maria Maraschi da Silva Piletti, o projeto 'HortiTop - Cultivando sonhos, mudando vidas' foi idealizado por três estudantes da Agronomia - Esther Alves, Joyce Vieira e Natalia Pires. As acadêmicas viram a divulgação do edital em grupos e redes sociais do campus e procuraram a docente para submeter um projeto.

"Duas alunas são egressas dessa escola estadual e nossos olhos brilharam quando vimos a possibilidade de que essas jovens retornassem à escola onde estudaram para aplicar os conhecimentos adquiridos no IFMS. Isso pode inspirar não só as estudantes da escola, mas também as mulheres da sociedade, e reafirmar que elas possuem opções no mercado de trabalho e podem ser reconhecidas e empoderadas", comenta Ligia.

A previsão é que o projeto comece a ser executado neste mês com o desenvolvimento de páginas em mídias sociais sobre o curso. No decorrer de 12 meses, serão produzidos e postados vídeos com o objetivo de treinar as participantes no plantio de hortaliças. Na colheita final, será realizado o 'Dia D', um evento aberto à comunidade escolar e com a utilização dos produtos cultivados na alimentação oferecida ao público.

Para Lígia, o edital de fomento à participação feminina na ciência é inspirador. "Sabemos que o mundo agrícola ainda é muito masculino, mas as mulheres com seu comprometimento, profissionalismo e competência têm alcançado grandes conquistas. Editais como esse nos diz o quanto somos importantes e valorizadas", finaliza.

Projetos selecionados

Campus Projeto Coordenador(a) Fomento total (custeio + bolsas)
Aquidauana Oficina de jogos digitais e não digitais para fomentar o aprendizado de lógica e linguagens de programação em alunas da educação básica Valdineia Garcia Silva R$ 11.600,00
Inspiradas na Computação  Marcia Ferreira Cristaldo R$ 9.200,00