Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Artistas locais abrem programação do Festival de Arte e Cultura

Artistas locais abrem programação do Festival de Arte e Cultura

Evento gratuito e aberto ao público segue em formato virtual até sexta-feira, 13, com exposições, oficinas, desafios, concursos, mostras e palestras
por Osvaldo Sato publicado: 12/11/2020 08h28 última modificação: 12/02/2021 08h47
  • Anarandá MC e Soulra apresentaram músicas e poesia na abertura do evento

• Bro's MCs formam o primeiro grupo indígena de rap do país

• A reitora Elaine Cassiano convidou toda a comunidade a participar do evento

• Paula Fernandes, pró-reitora de Extensão, agradeceu os servidores envolvidos na organização

• Artista plástico e pensador, Eduardo Marinho falou sobre arte e filosofia

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu na manhã dessa quarta-feira, 11, as edições 2020 do Festival de Arte e Cultura e da Semana do Meio Ambiente, eventos realizados em ambiente virtual e de forma simultânea.

A cerimônia foi transmitida pelo canal do IFMS no Youtube e está disponível para visualização na plataforma.

"A arte e a cultura têm unido vidas, encontrando canais para conectar as pessoas neste período de pandemia", destacou a pró-reitora de Extensão, Paula Fernandes.

Os participantes foram recepcionados pela reitora, Elaine Cassiano, e pela pró-reitora de Extensão, Paula Fernandes, que agradeceu à equipe e aos coordenadores dos eventos nos campi por aceitaram o desafio de realizá-los em ambiente virtual pela primeira vez.

"A arte e a cultura têm unido vidas, encontrando canais para conectar as pessoas neste período de pandemia", destacou.

Também participaram da cerimônia a diretora de Extensão, Rozana Pereira, e o professor do Campus Dourados Tiago Artero, representando os coordenadores dos eventos nos campi.

Música e poesia - O espaço foi aberto para artistas locais, como o estudante do Campus Ponta Porã e músico, Gabriel Franco, que apresentou duas canções autorais.

A abertura teve ainda a performance da cantora de Dourados, Soulra, também com músicas autorais, e que apresentou ainda um dueto com Anarandá MC, uma artista e professora guarani.

Apresentaram-se também os Bros MCs, da cidade de Dourados e que formam o primeiro grupo indígena de rap do país.

O artista plástico e pensador Eduardo Marinho falou sobre sua trajetória e formação. "Senti necessidade de usar a arte para falar do mundo, colocando sempre a reflexão em meus trabalhos", contou.

A cerimônia foi encerrada com a participação do ambientalista e escritor Ailton Krenak, considerado uma das maiores lideranças do movimento indígena brasileiro, que abordou temas relacionados à preservação ambiental, à relação do índio com o meio ambiente, bem como com sua cultura local.

Participe - Os eventos seguem até sexta-feira, 13, com programação gratuita e aberta à comunidade.

A programação do Festival de Arte e Cultura está disponível na página do evento, com exposições, oficinas, desafios, palestras, mostras e concursos voltados a artes cênicas, audiovisual, música, literatura, artes visuais e dança.

Os interessados devem fazer o cadastro na página do evento e a inscrição para as atividades que pretendem participar. Diariamente, o cadastrado receberá um e-mail com as atividades previstas e os respectivos links de acesso, que estarão disponibilizados também na “área do inscrito”.

Algumas atividades são de conteúdo livre, não necessitam de inscrição.

A programação completa da Semana do Meio Ambiente pode ser conferida na página do evento, e inclui palestras, mesas-redondas, oficinas e minicursos.