Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Atendimento presencial para certificação do ensino médio está suspenso

ENCCEJA

Atendimento presencial para certificação do ensino médio está suspenso

Solicitações online e análise das que já foram feitas seguem normalmente. Confira como fica o processo de certificação
por Cleyton Lutz publicado: 19/03/2020 14h44 última modificação: 06/04/2020 07h46

O atendimento presencial prestado pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) para solicitação do certificado de conclusão do ensino médio ou da declaração parcial de proficiência – com base no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) – está temporariamente suspenso. 

O motivo é a paralisação das atividades presenciais administrativas e pedagógicas nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas, além da reitoria, em virtude da pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19). 

A medida visa garantir a segurança da comunidade e segue as recomendações do Ministério da Saúde, no intuito de prevenir a transmissão da doença. As informações constam em um comunicado, emitido pela Diretoria de Gestão Acadêmica (Dirga) do IFMS. 

O pedido de certificação online, bem como a análise das solicitações já feitas, seguem normalmente. O prazo para atendimento é de até 30 dias para a declaração parcial e de até 45 dias para o certificado de conclusão, contados a partir da data da solicitação. 

A retirada do documento em um dos campi do IFMS só poderá ser feita a partir do momento em que o atendimento presencial for restabelecido nas unidades.

Solicitação online - O interessado deve acessar o Sistema de Certificação. Para fazer a solicitação, é necessário ter 18 anos até a data da realização da primeira prova do Encceja e não ter concluído o ensino médio. Além disso, também é preciso:

  • Ter indicado no ato da inscrição um dos campi do IFMS;
  • Ter atingido o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento;
  • Ter atingido o mínimo de cinco pontos na prova de redação.

Já para o pedido de declaração parcial de proficiência é preciso ter atingido o mínimo de 100 pontos na área de conhecimento que deseja obter proficiência. 

O interessado em obter declaração de proficiência na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, deve ter obtido, ainda, o mínimo de cinco pontos na prova de redação, ambos na mesma edição. 

Todos os procedimentos para solicitação podem ser conferidos na Central de Seleção

Outras edições - Para as solicitações de certificado de conclusão do ensino médio com base em notas de edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) anteriores a 2015, bem como utilização das notas de mais de uma edição, o interessado precisa encaminhar ao e-mail as seguintes informações:

  • Cópia digitalizada do documento de identidade;
  • Nome completo e CPF do participante;
  • Edição(ões) do Enem que utilizará para a certificação.

Mais informações sobre a certificação do ensino médio, bem como indicadores anuais e a legislação vigente estão disponíveis na seção do site destinada ao Encceja.

* Este texto foi atualizado às 8h44 de 06/04/2020 em virtude da Decisão nº 97/2020, de 31 de março de 2020, que prorroga por mais 30 dias o período de suspensão das atividades letivas e administrativas presenciais no IFMS.