Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Atestados de matrícula podem ser solicitados pela internet

ESTUDANTE

Atestados de matrícula podem ser solicitados pela internet

Estudantes devem fazer a solicitação pelo e-mail da Central de Relacionamento (Cerel) do campus onde estão matriculados. Medida visa garantir o distanciamento social.
por Vinicius Vieira publicado: 14/04/2020 12h22 última modificação: 14/04/2020 12h41

Com a suspensão das atividades presenciais no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), estudantes da instituição que precisem do atestado de matrícula devem fazer a solicitação por e-mail diretamente ao campus em que está matriculado.

“A alteração da forma de confecção [e solicitação] do documento assegura a saúde de estudantes e servidores, possibilitando o isolamento social”, disse o diretor de Gestão Acadêmica, Felipe Braiani.

O pedido deve ser encaminhado ao e-mail da Central de Relacionamento (Cerel). O responsável no âmbito do campus gera o documento em formato digital e o envia ao solicitante. O prazo de atendimento é de cinco dias.

Segundo o diretor de Gestão Acadêmica do IFMS, Felipe Braiani, antes da suspensão das atividades presenciais, o estudante deveria fazer a solicitação presencialmente nos campi. De agora em diante, isso não é mais necessário.

“A alteração da forma de confecção [e solicitação] do documento visou assegurarmos a saúde de nossos estudantes e servidores, possibilitando a manutenção do isolamento social”, disse.

Os atestados de matrícula são solicitados, em geral, para inclusão de estudantes em planos de saúde, emissão de carteirinha estudantil, pagamento de meia entrada em shows e cinemas, entre outras finalidades.

Ainda de acordo com Braiani, esta nova forma de tramitação de documento, que permite a verificação eletrônica da autenticidade por qualquer interessado, é o primeiro passo para implementação de outras solicitações em ambiente virtual. "Outros documentos acadêmicos estão sendo estudados para inclusão no modelo digital de emissão”, afirmou.

Suspensão - As atividades administrativas e de ensino presenciais no IFMS foram suspensas no dia 18 de março. Desde então, servidores dos dez campi e reitoria trabalham em sistema de home office.

No último dia 31, a reitoria publicou a Decisão nº 97/2020, que prorroga até 2 de maio a suspensão das atividades presenciais. Os estudantes estão tendo aulas em ambientes virtuais de ensino.

Confira mais informações sobre as ações do IFMS contra o coronavírus.

E-mails da Central de Relacionamento dos campi

Campus E-mail