Covid-19
Campi são orientados para oferta de atividades não presenciais
Com a continuidade da suspensão das atividades de ensino presenciais em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) enviou nessa quarta-feira, 1º, aos dez campi da instituição, orientações para a oferta de atividades não presenciais aos estudantes.
A Instrução Normativa nº 1/2020, da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), recomenda a utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para substituir as aulas presenciais e orienta sobre a reorganização do cronograma de atividades.
As orientações são referentes aos cursos técnicos integrados, inclusive da Educação de Jovens e Adultos (Proeja), técnicos subsequentes, de Formação Inicial e Continuada (FIC) e graduação.
"Por se tratar de um momento que exige providências constantes e imediatas, essas orientações serão periodicamente analisadas", destaca a pró-reitora de Ensino, Claudia Fernandes.
A pró-reitora de Ensino, Claudia Fernandes, explica que a instrução busca subsidiar os campi no atendimento aos estudantes neste período de isolamento social.
"O documento foi construído de forma colaborativa entre a Pró-Reitoria de Ensino, diretores de ensino e coordenadores de curso dos dez campi. E por se tratar de um momento que exige providências constantes e imediatas, essas orientações serão periodicamente analisadas", destaca.
Os campi têm até segunda-feira, 6, para informar a Proen a data de início das atividades não presenciais, o que deverá ocorrer entre os dias 7 e 13 de abril, de acordo com o Memorando-Circular nº 2/2020.
A decisão de manter o calendário letivo e adotar atividades de ensino não presenciais, enquanto a suspensão das aulas continuar, foi tomada na última segunda-feira, 30, pelo Conselho Superior (Cosup), por meio da Resolução nº 9/2020.
Orientações - De acordo com a Instrução Normativa nº 1/2020, os estudantes deverão receber as atividades dos professores por meio de ferramentas online de gerenciamento de conteúdo, preferencialmente pelo Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA - Moodle Institucional).
A pró-reitora de Ensino do IFMS ressalta que as atividades propostas durante a pandemia de Covid-19 estão asseguradas pela Portaria nº 343/2020 do MEC, atualizada pela Portaria nº 345/2020.
"As atividades não presenciais que estão sendo adotadas não devem ser confundidas, portanto, com educação a distância ou com as atividades à distância previstas nos cursos presenciais, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais e o Regulamento da Organização Didático Pedagógica do IFMS, explica Cláudia.
Outra recomendação é que o campus defina um canal de comunicação com os estudantes, que pode ser o e-mail institucional ou grupo de WhatsApp, para tirar dúvidas e oferecer suporte pedagógico. Administrado pela coordenação do curso ou por outro membro da equipe pedagógica, o grupo deverá ter horário de atendimento estabelecido.
Os diretores de Ensino, Pesquisa e Extensão (Diren) e coordenadores dos cursos, em conjunto com a equipe pedagógica do campus, deverão identificar junto aos docentes quais disciplinas poderão ter atividades não presenciais. Caso alguma unidade curricular não possa ser oferecida dessa forma, deverá ser feito o planejamento para reposição das aulas no retorno das atividades presenciais.
O documento trata ainda da reorganização dos horários de permanência dos professores, para que seja garantido o atendimento online aos estudantes; da revisão dos planos de ensino, a fim de se reorganizar os conteúdos; e do acompanhamento das atividades desenvolvidas pelos estudantes.
Caso o estudante não tenha acesso a computador e internet, caberá ao professor comunicar à Diren, coordenação de curso e equipe pedagógica para que seja feito o atendimento individualizado.
Para os estudantes com necessidades específicas, o professor, em conjunto com o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) e apoio da coordenação do curso, deverá providenciar as adaptações curriculares e a produção de material didático adaptado.
Auxílio Acesso Digital - Estudantes do IFMS que não tenham condições de adquirir um plano de dados para realizar as atividades pela internet receberão um auxílio com valor previsto de R$ 30,00.
Aqueles que comprovaram baixa renda terão direito ao benefício. Durante esta semana, gestores da reitoria e dos campi se reúnem para ajustar como será feito o pagamento aos estudantes.
Suspensão - Nesta semana, a reitoria publicou a Decisão nº 97/2020, que prorroga por mais 30 dias, contados a partir desta quinta-feira, 2, a suspensão das atividades de ensino e administrativas presenciais.
As aulas nos dez campi do IFMS estão suspensas desde o dia 18 de março. Desde então, os servidores de todas as unidades, inclusive da reitoria, trabalham em sistema de home office.
Prevenção - As ações do Instituto Federal, formas de prevenção à Covid-19, documentos institucionais referentes à situação e outras informações sobre a pandemia estão disponíveis na página IFMS contra o coronavírus.
Recentemente, foram disponibilizados podcasts com dicas de como lidar com o isolamento e o trabalho remoto.