Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Candidatos que não fizeram teste de nivelamento terão nova chance

Idiomas

Candidatos que não fizeram teste de nivelamento terão nova chance

Aqueles que perderam a primeira prova para os cursos de línguas foram novamente convocados. O teste deverá ser feito nos dias 23 ou 24 de julho
por Osvaldo Sato publicado: 22/07/2020 12h23 última modificação: 22/07/2020 12h23

Os candidatos convocados para o nivelamento dos cursos de Espanhol, Inglês e Libras, ofertados pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), que não fizeram a prova na data prevista terão uma nova chance de participarem do processo seletivo.

Na terça-feira, 21, foi publicada a convocação para que 834 candidatos façam o teste nos dias 23 e 24 de julho, em ambiente online. Para isso, todo o cronograma do edital nº 32/2020 foi retificado, prorrogando os prazos para divulgação do resultado do nivelamento, sorteio e classificação do processo seletivo. 

São ofertadas 241 vagas em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Jardim, Ponta Porã e Três Lagoas. 

Foram registradas 1.577 inscrições, com relação de 6,54 candidatos por vaga. Os inscritos que realizaram a prova nas datas inicialmente previstas já tiveram seus resultados registrados e, por isso, não aparecem nesta nova lista de convocação. 

Teste de nivelamento – Os candidatos convocados novamente devem fazer a prova na data e horário indicado. Para orientá-los, o IFMS publicou um documento com instruções sobre como acessar o sistema. 

Os testes serão aplicados por meio do Moodle do IFMS. A senha para acesso está disponível na Página do Candidato, no menu “Minhas Inscrições”, no campo “Opção - Local”. 

As provas estão divididas por níveis, básico e intermediário, e por habilidades. Para Inglês e Espanhol serão avaliadas as compreensões escrita e auditiva. Já para Libras, a avaliação é da compreensão visual e gramatical. 

Cronograma – Com a retificação do cronograma, o edital possui novas datas. Os resultados, com a atribuição da turma e nível para os quais cada inscrito concorre, serão publicados em 4 de agosto. Já a seleção feita por meio de sorteio está prevista para o dia 7.

O resultado do sorteio, com a classificação de todos os candidatos inscritos, será divulgado em 10 de agosto, com primeira chamada para matrículas prevista para o dia 13. 

As matrículas de primeira chamada serão feitas em 14, 17 e 18 de agosto. 

Em caso de não preenchimento total das vagas, a segunda chamada será publicada no dia 19, com possibilidade, ainda, de uma terceira chamada. 

As aulas serão presenciais e a data de início será divulgada quando o IFMS definir o calendário letivo para o segundo semestre. As atividades presenciais na instituição estão suspensas até 30 de julho.