Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Comissão apresenta resultado de autoavaliação institucional

Comissão apresenta resultado de autoavaliação institucional

Relatório parcial contém dados coletados em pesquisa realizada em 2019. Próxima etapa é a apresentação do plano de melhorias à instituição.
por Osvaldo Sato publicado: 19/08/2020 12h09 última modificação: 19/08/2020 12h11

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) divulgou neste mês, por meio da Comissão Própria de Autoavaliação (CPA), o Relatório de Autoavaliação Institucional Parcial, referente ao ano de 2019.

O documento contém a apresentação dos resultados obtidos na coleta de dados do processo de autoavaliação institucional e aponta potencialidades, fragilidades e recomendações ao IFMS.

No ano passado, o questionário de autoavaliação foi respondido por servidores e estudantes no período de 12 a 29 de novembro, por meio de sistema online. A participação foi de 1.170 respondentes, o que corresponde a 23% dos aptos a participar.

A apresentação do dados obtidos no questionário é uma das etapas do processo em que a comunidade interna pode colaborar com a melhoria e o desenvolvimento do IFMS. Segundo a CPA, a próxima fase já está em andamento, com a apresentação do plano de melhorias.

“A autoavaliação gerencia e proporciona o autoconhecimento, a fim de investigar se a instituição está cumprindo o Plano de Desenvolvimento Institucional e, se necessário, replanejar suas ações”, explica a presidente da Comissão, Lora Bertolucci.

Os setores da instituição devem, agora, responder à Comissão quais serão as ações a serem desenvolvidas para responder aos apontamentos, em curto, médio e longo prazo, em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Eixos - A Autoavaliação tem como base os cinco eixos e as dez dimensões previstas no Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), instituído pela Lei nº 10.861/2004:

• 1º Eixo: Planejamento e Avaliação - analisa a evolução institucional a partir dos processos de Planejamento e Avaliação Institucional e sua coerência com o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional);
  • 2º Eixo: Desenvolvimento Institucional - analisa como se deu o processo de Desenvolvimento Institucional e sua coerência com a missão, objetivos e metas previstos no PDI;
  • 3º Eixo: Políticas Acadêmicas - analisa os elementos das políticas acadêmicas e correspondentes ações relacionadas ao ensino, pesquisa e inovação, extensão, comunicação, políticas de atendimento estudantil e acompanhamento dos egressos;
  • 4º Eixo: Políticas de Gestão - trata das políticas de gestão, analisando as políticas de pessoal, de capacitação docente e dos técnico-administrativos, da organização e gestão da instituição, do planejamento e da sustentabilidade financeira;
  • 5º Eixo: Infraestrutura Física - analisa as condições dos dez campi do IFMS, os termos de infraestrutura, para alavancar o desenvolvimento de suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão.

No Relatório Parcial, ao final de cada Eixo, são apresentadas as potencialidades, ou seja, os pontos positivos que a instituição deve dar continuidade; as fragilidades apontadas pelos atores que precisam ser sanadas pelo IFMS; e as recomendações identificadas nos processos avaliativos, a partir dos questionários respondidos. Os dados foram compilados e apresentados em forma de gráficos.

O IFMS realiza sua autoavaliação institucional desde 2013 e todos os relatórios produzidos estão disponíveis na página da Comissão.

CPA - No IFMS, foi criada em 2013. É formada por servidores que representam os campi, além do presidente. A composição atual foi designada pela Portaria nº 767/2020.

Uma das funções da Comissão é conduzir os processos de avaliação institucional. Os relatórios são ainda usados para credenciamento e recredenciamento da instituição de ensino superior, e para reconhecimento e renovação de cursos.

Para mais informações, o e-mail de contato da CPA é cpa.central@ifms.edu.br .