Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Comitê elabora plano de contingência ao coronavírus

Comitê elabora plano de contingência ao coronavírus

Documento será encaminhado para apreciação da comissão que trata das medidas de prevenção ao coronavírus no IFMS. Atividades presenciais seguem suspensas na instituição.
por Laura Silveira publicado: 18/06/2020 13h25 última modificação: 18/06/2020 13h25

A fim de tratar sobre questões relacionadas à saúde e à segurança, procedimentos em caso de acidentes, além de programas preventivos e de inspeção, foi criado o Comitê de Biossegurança do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

Instituído pela Portaria nº 641, de 13 de maio de 2020, publicada no Boletim de Serviço nº 27, o grupo é formado por servidores da área da saúde e engenharia de segurança do trabalho. A primeira iniciativa do Comitê foi a elaboração da primeira versão do Plano de Contingência do IFMS ao novo coronavírus.

“Foi um trabalho bem extenso. Tentamos contemplar no plano as diversidades de ambientes que temos no IFMS, nos campi e reitoria. O documento é técnico, a gestão da instituição deve agora entender quais as necessidades para o eventual retorno das atividades presenciais neste contexto de pandemia”, ressaltou a enfermeira da reitoria Suellen Monteiro, presidente do Comitê.

O documento será submetido para apreciação da Comissão de Organização de Campanhas de Conscientização dos Riscos e Medidas de Prevenção contra o Coronavírus, designada pela Portaria nº 460/2020. Após todas as adequações, a previsão é de que seja publicado.

Plano - Traz orientações para a comunidade acadêmica, de uma forma geral, que deverão ser seguidas caso seja definido o retorno das atividades presenciais no atual cenário da pandemia. Entre elas, por exemplo, o uso obrigatório e permanente de máscaras nas dependências da instituição e o não compartilhamento de objetos pessoais.

Além disso, é sugerido que o retorno de servidores e estudantes seja escalonado. Desta forma, as atividades seriam retomadas gradativamente, com adoção de fluxos e horários diferenciados das turmas e turnos, de modo que fosse possível reduzir contato social e a circulação de pessoas no IFMS. O Plano traz ainda orientações estruturais, como a manutenção das janelas abertas e o não uso do ar condicionado,

"O que é mais importante apontar é que o cumprimento do plano é de responsabilidade individual e coletiva, é de todos nós. Todos devemos agir no intuito de preservação à vida neste momento de pandemia”, ressaltou a presidente do Comitê, Suellen Monteiro.

O documento apresenta protocolos divididos por tipo de ambientes, entre eles, salas de aula, refeitório, biblioteca, quadra esportiva e áreas de convivência. O Plano também traz um manual de como a limpeza deve ser feita, com listas de produtos a serem utilizados e técnicas adequadas.

"O que é mais importante apontar é que o cumprimento do Plano é de responsabilidade individual e coletiva, é de todos nós. Cada um da comunidade do IFMS, seja servidor, seja estudante, seja funcionário terceirizado, todos devemos agir no intuito de preservação à vida neste momento de pandemia”, finalizou Suellen.

Outro apontamento do Plano de Contingência do IFMS é a necessidade de implementação de Subcomitês de Biossegurança nos campi e reitoria, para que as necessidades do dia a dia em cada unidade possam ser reconhecidas, no intuito de aprimoramento do documento.

Atividades não presenciais - A suspensão das atividades de ensino e administrativas presenciais no IFMS por conta da pandemia de Covid-19 teve início em 18 de março e está prorrogada até 30 de junho.

Assim, os estudantes da instituição estão tendo aulas em ambientes virtuais de ensino e servidores permanecem em home office até a próxima deliberação.

As ações do Instituto Federal, as formas de prevenção ao coronavírus, os documentos institucionais referentes à situação e outras informações sobre a pandemia estão disponíveis na página IFMS contra o coronavírus.