Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Consulta sobre dados abertos do IFMS termina no dia 30

Participação Social

Consulta sobre dados abertos do IFMS termina no dia 30

Participantes irão contribuir com a definição dos conjuntos de dados que serão publicados pela instituição em formato aberto pelos próximos dois anos
por Osvaldo Sato publicado: 25/09/2020 08h51 última modificação: 25/09/2020 08h51

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) encerra na quarta-feira, 30, o prazo para participação na consulta pública que visa definir os dados que serão publicados pela instituição, nos próximos dois anos, em formato aberto.

Dados abertos são aqueles que podem ser acessados, utilizados, modificados e compartilhados por qualquer pessoa. A disponibilização do conjuntos de dados pelas instituições públicas foi instituída em 2016, com a Política de Dados Abertos.

No IFMS, atualmente, são 20 conjuntos de dados publicados no Portal de Dados Abertos da instituição

O planejamento da abertura de novos dados faz parte do processo de elaboração do Plano de Dados Abertos (PDA) válido para o biênio 2020-2021.

Para a elaboração do novo PDA, uma comissão foi composta e realizou um levantamento das bases de dados do IFMS. Foram levantados 39 bases de dados, que constam na consulta pública.

Por meio da consulta, a comissão irá aferir o grau de relevância das bases de dados para o cidadão e este será um dos critérios para priorizar a abertura de dados no IFMS.

Participe - Qualquer cidadão pode participar da consulta no i-Cidadania, espaço virtual de participação social no IFMS.

Ao acessar o formulário online, o participante deve indicar a categoria a qual pertence, além de informar o município onde mora, ou se reside em outro estado. Essa informação serve para a comissão mensurar se há participação nas dez cidades onde o IFMS possui campus.

O próximo passo é selecionar os conjuntos de bases de dados que, na opinião do participante, deverão ser publicados prioritariamente, em formato aberto, pelo IFMS.

O respondente pode escolher até 16 bases das 39 apresentadas. Ainda que o planejamento contemple a abertura de todas as bases, a demanda apresentada pela sociedade será critério para priorizar a abertura nos próximos dois anos.

Mais informações sobre o tema estão disponíveis na página Dados Abertos, onde é possível conferir a seção Perguntas Frequentes sobre o assunto.

Entenda as diferenças entra dados abertos e "fechados"

Dados abertos Dados "fechados"
  • Acessíveis ao público na internet
  • Disponibilizados em formatos não proprietários (CSV, XML, JSON, ODF e RDF)