Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Divulgada lista de propostas de empresas juniores inscritas

Divulgada lista de propostas de empresas juniores inscritas

Primeiro edital desta natureza no IFMS despertou o interesse de 48 estudantes de graduação em sete campi. Cada equipe poderá receber até R$ 1,6 mil para pré-incubação.
por Vinicius Vieira publicado: 24/06/2020 08h05 última modificação: 24/06/2020 08h21

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) divulgou na segunda-feira, 22, a relação preliminar de propostas inscritas no edital que prevê a pré-incubação de Empresas Juniores na TecnoIF, Incubadora de Empresas da instituição.

Foram selecionados projetos em sete dos dez campi do IFMS. Orientadas por docentes da instituição, as equipes formadas para implantar as empresas envolvem 48 estudantes de graduação.

Entre os cursos aos quais os empreendimentos estarão vinculados estão Engenharia Civil e Redes de Computadores, em Aquidauana; Sistemas para Internet, em Campo Grande; Engenharia de Pesca, em Coxim; Arquitetura e Urbanismo, em Jardim; Agronomia, em Naviraí e Ponta Porã; e Engenharia de Controle e Automação, além de Engenharia da Computação, em Três Lagoas.

As equipes irão participar de um workshop, que será realizado entre quinta-feira e sábado, 25 a 27, e também deverão fazer uma apresentação oral (pitch) entre os dias 29 de junho e 1º de julho.

As apresentações deverão ser feitas a partir de uma avaliação de mercado para atuação da Empresa Júnior a ser constituída e dos impactos diretos e indiretos que o empreendimento poderá ter nas comunidades interna e externa.

Os resultados provisório e final da seleção serão divulgados nos dias 2 e 6 de julho, respectivamente.

Pré-incubação - As equipes aprovadas terão entre agosto deste ano e abril de 2021 para realizarem as etapas previstas nesta fase, o que inclui modelagem do negócio, plano acadêmico para a Empresa Júnior, elaboração e registro do Estatuto, registro de CNPJ e solenidade de apresentação da empresa.

O plano acadêmico inclui o plano de captação de projetos, de desenvolvimento e de gerenciamento do conhecimento. O Estatuto deve prever as responsabilidades, formas de ingresso e assembleias para tomada de decisões.

Durante o período de pré-incubação, o investimento previsto pelo IFMS é de até R$ 1,6 mil por projeto. O recurso poderá ser utilizado para capacitações, custas cartoriais e aquisições de estoques iniciais do empreendimento.

Empresa Júnior –  Após estabelecida, não terá mais ligação com a unidade local da TecnoIF, passando a ter atuação independente. Neste estágio, o IFMS passa a atuar como conselheiro e parceiro da empresa.

A estrutura organizacional da Empresa Júnior inclui equipes de prospecção, de projetos e operacionais. A EJ poderá atuar com projetos e assessoria, bem como na execução e comercialização de produtos e serviços.

Todas as regras que disciplinam a atuação de uma Empresa Júnior vinculada ao IFMS constam da Instrução Normativa nº 001/2020, publicada na edição n° 015/2020 do Boletim de Serviço.

TecnoIF – A Incubadora Mista e Social de Empresas do IFMS busca facilitar o processo de geração e consolidação de empreendimentos inovadores, por meio da formação de empreendedores em aspectos técnicos e gerenciais.

As unidades da TecnoIF, espaços físicos onde ocorre o sistema de incubação, atuam com duas modalidades: a pré-incubação e a incubação.

Mais informações estão disponíveis na página da TecnoIF.

Lista preliminar de propostas inscritas

Campus Cursos Equipe Fundadora Orientador
Aquidauana - Engenharia Civil