Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Edição virtual promove atividades abertas ao público

Festival de Arte e Cultura

Edição virtual promove atividades abertas ao público

Em formato inédito, evento terá diversas atividades online a partir desta quarta-feira, 11. Confira a programação e saiba como participar
por Cleyton Lutz publicado: 10/11/2020 11h46 última modificação: 10/11/2020 11h52

Nesta quarta-feira, 11, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) inicia a edição 2020 do Festival de Arte e Cultura. O evento ocorrerá pela primeira vez em ambiente virtual, em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

A programação, disponível na página do Festival, inclui diversas atrações artísticas e culturais, como exposições, oficinas, desafios, concursos, mostras e palestras, voltadas a artes cênicas, audiovisual, música, literatura, artes visuais e dança.

Todas as atividades são abertas a estudantes, servidores e à comunidade externa.

Parte das atrações será transmitida ao vivo no canal do IFMS no Youtube. Outras serão oferecidas em salas virtuais ou por meio de transmissões ao vivo realizadas pelos próprios campi.

Inscrições – Algumas atividades são de conteúdo livre, não necessitam de inscrição.

Para as demais atrações, o interessado deve, inicialmente, se cadastrar na página do Festival e, posteriormente, escolher a atividade que pretende participar.

No dia em que a atividade estiver programada, o inscrito receberá um e-mail com o link para participar, que também estará disponível na página do Festival algumas horas antes do início da atividade.

Programação – A abertura oficial do evento será realizada às 16 horas, com a apresentação “Dança do ventre em solo sul-mato-grossense”, promovida pelo Campus Coxim, sob a coordenação da professora Ingrid Farah.

Ainda no primeiro dia estão previstas oficinas, exposições e festivais voltados a temas como cinema, população indígena e ao Pantera Negra, além de obras de Manoel de Barros e Albert Camus.

A programação segue até sexta-feira, 13, com destaque para diversas oficinas artísticas e palestras que abordarão perspectivas para a arte indígena e afro-brasileira.

O evento se encerra com o “Mostrão Cultural”, que começará às 20 horas e será organizado pelo Grêmio Magnativa do Campus Campo Grande.

Auxílio – O evento é organizado pelos campi Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí e Ponta Porã, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

Os sete campi foram contemplados no edital de fomento à realização do Festival de Arte e Cultura 2020. Dada um recebeu R$ 5 mil para o custeio das atividades. O recurso será disponibilizado por meio de auxílios do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi).

Festival – Organizado desde 2016, o evento de extensão visa incentivar a circulação da produção artística e cultural para promover o desenvolvimento social, despertando o interesse da sociedade para ações desenvolvidas no IFMS.

O evento tem a comunidade externa como público-alvo e envolve estudantes do IFMS na organização. Na página do Festival de Arte e Cultura é possível conferir informações e fotos das edições anteriores.