Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Enfermeiras do IFMS auxiliam na vacinação contra a gripe

Saúde

Enfermeiras do IFMS auxiliam na vacinação contra a gripe

Trabalho voluntário para combater o vírus influenza é realizado em Campo Grande e Nova Andradina. Imunização segue até maio em todo o país.
por Cleyton Lutz publicado: 01/04/2020 11h47 última modificação: 01/04/2020 11h52
Exibir carrossel de imagens Daniela, à direita, tem auxiliado na vacinação feita em Nova Andradina

Daniela, à direita, tem auxiliado na vacinação feita em Nova Andradina

Em meio à campanha nacional de vacinação contra a gripe, servidores da área da saúde do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) têm oferecido ajuda profissional no processo de imunização contra três diferentes tipos de vírus influenza (H1N1, B e H3N2). 

Em Campo Grande e Nova Andradina, as enfermeiras da instituição participam de maneira voluntária da vacinação. Na capital, Suellen Monteiro, responsável pelo Núcleo de Atendimento ao Servidor (Nuase) da reitoria, tem atuado em uma das farmácias habilitadas para aplicação. 

“A vacina tríplice nos coloca em contato com o causador da doença e cria nos vacinados uma espécie de memória imunológica, fazendo com que estejamos preparados para a gripe (influenza)”, explica Suellen Monteiro, enfermeira do IFMS na reitoria

A enfermeira relata que em dois dias foram imunizadas 300 pessoas no local. Com chegada de novas doses, a atividade será retomada nesta semana. 

“A vacina tríplice contempla os vírus que mais circularam no país no ano anterior. Ela é muito importante, pois nos coloca em contato com o agente externo, causador da doença. Trata-se de um vírus inativado, que não tem a capacidade de causar a doença. Assim, há a ativação do nosso sistema imunológico, iniciando produção a anticorpos, que cria nos vacinados uma espécie de memória imunológica, fazendo com que estejamos preparados para a doença”, explica. 

A vacina contra a gripe não tem eficácia contra o coronavírus, mas pode auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para Covid-19, já que os sintomas são parecidos. 

“As duas apresentam alguns sintomas em comum, como febre, dor de garganta e mal-estar. Mas, o influenza é um vírus a que a população vem desenvolvendo imunidade há mais tempo e existe vacina contra ele. O vírus da gripe também sobrevive menos tempo na superfície. Já o coronavírus dura mais, possui um nível de transmissão maior e é muito perigoso a idosos e pessoas com comorbidades” compara Daniela Santi, enfermeira do Campus Nova Andradina. 

Daniela também tem atuado na vacinação, em um dos postos móveis disponibilizados no município de Nova Andradina. Após a chegada de novas doses, a imunização será retomada também nesta semana. 

Professores – Os campi Coxim, Naviraí e Nova Andradina colocaram-se à disposição das respectivas prefeituras para aplicar as vacinas nos docentes do IFMS, quando se iniciar o prazo de imunização desse público-alvo, no dia 16 de abril. 

“Nossa enfermaria estará disponível para a ajudar na demanda com a criação de um ponto de aplicação para os docentes. O objetivo é evitar filas e congestionamento no sistema de saúde, uma vez que temos profissionais habilitados para isso em nosso campus”, comenta a enfermeira do IFMS em Coxim, Maiara Diniz. 

Campanha – O Ministério da Saúde estima que sejam imunizadas 66,7 milhões de pessoas. Até 22 de maio, serão realizadas três etapas da campanha, com foco nos públicos prioritários. 

Serão contemplados idosos, profissionais da saúde, portadores de doenças crônicas, professores, trabalhadores das forças de segurança e salvamento, crianças até 6 anos, adultos entre 55 e 59 anos, gestantes, deficientes, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, detentos, e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas. 

Mais informações estão disponíveis na página do Ministério da Saúde