Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Estudantes participam de edição virtual da Febrace

Pesquisa

Estudantes participam de edição virtual da Febrace

Avaliação dos trabalhos e visitação são realizadas pela internet em virtude da pandemia de Covid-19. Premiação será transmitida ao vivo no sábado, 4.
por Osvaldo Sato publicado: 01/04/2020 10h25 última modificação: 14/04/2020 12h07

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) participa da 18ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) com 12 projetos de pesquisa desenvolvidos por estudantes e professores de oito campi. O evento, organizado pela Universidade de São Paulo (USP), termina no sábado, 4.

Originalmente, a Febrace é realizada de forma presencial, na capital paulista. Mas, este ano, em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o evento ocorre em ambiente virtual. Desde o último dia 23, palestras, bancas de avaliação e visitação estão disponíveis na internet.

O diretor de Pesquisa do IFMS, Pablo Salomão, explica que todos os estudantes credenciados foram orientados a participar da edição virtual, e destaca a importância da realização do evento.

“A Febrace demonstrou que pode enfrentar adversidades, de forma a valorizar os jovens pesquisadores e a pesquisa realizada no país, o que nos ajuda a enfrentar situações difíceis como a vivida hoje”, afirmou o diretor de Pesquisa do IFMS, Pablo Salomão.

“A Febrace demonstrou que pode enfrentar adversidades, de forma a valorizar os jovens pesquisadores e a pesquisa realizada no país, que por sua vez possibilita a melhoria das condições de saúde e qualidade de vida, e traz soluções tecnológicas para enfrentar situações difíceis como a vivida neste momento”, afirmou o diretor.

Os interessados podem visitar a feira na página da Febrace.  Na seção Mostra Virtual são apresentados os vídeos dos projetos finalistas.

As palestras são transmitidas ao vivo na conta da Febrace no YouTube, por onde também será possível acompanhar a cerimônia de premiação prevista para este sábado, 4, a partir das 15 horas (horário de Brasília).

IFMS - Os projetos apresentados são desenvolvidos nos campi Aquidauana, Campo Grande, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã.

Os estudantes foram credenciados na Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec-MS), nas Feiras de Ciência e Tecnologia do IFMS ou diretamente na Febrace.

Andressa Nóbrega, 17, aluna de Aquidauana, apresentou um projeto na área de Ciências Agrárias. A pesquisa utiliza imagens térmicas para avaliar a qualidade dos ovos de galinhas, submetidos a diferentes condições de armazenamento e tempo de estocagem. A estudante conta como foi a apresentação virtual.

“Felizmente deu tudo certo, apesar do receio de ter algum problema de conexão. Diante da atual situação, creio que tenha sido a forma adequada de se realizar a feira, apesar de preferir o formato presencial”.

Conheça a pesquisa  no vídeo de apresentação:

Outro projeto apresentado pelo IFMS é desenvolvido em Ponta Porã, pelas estudantes Estefani Aguayo e Clarice Gabriela. A pesquisa avalia o uso da visão computacional na análise foliar da soja.

"A identificação de doenças em folhas da soja é importante e deve ser feita por responsáveis técnicos que avaliam o grau de infestação de pragas, podendo ser uma atividade muito crítica em relação ao tempo. Isso porque, quanto mais amostras de folha analisada de forma correta, maior será a resposta ao tratamento”, explicou Estefani.

A pesquisa busca agregar a visão computacional à análise foliar, com o desenvolvimento de um aplicativo.

“O uso de tecnologias avançadas é uma necessidade cada vez mais procurada no campo da visão computacional, isso porque a venda de dispositivos eletrônicos mais modernos e capazes de capturar e armazenar imagens tem aumentado substancialmente”, complementou a estudante.

Saiba mais sobre o projeto apresentado na Febrace 2020:

Conheça os 12 projetos do IFMS apresentados na Febrace Virtual

Projeto Estudantes Orientador Campus
Previsão de estudantes com risco de evasão utilizando técnicas de inteligência artificial Amanda Amorim Marcia Cristaldo

Leandro de Jesus
Aquidauana
Sistema automatizado de desinfecção de água Pedro Macedo

João Felix
Marcia Cristaldo

Mayara Serejo
Aquidauana
Lazer inclusivo: tabuleiro de xadrez adaptado Isabelle Araújo

Cintia Andrade
Célio Pinheiro

Paulo Braga
Campo Grande
Desenvolvimento de um sistema capacitivo para a avaliação da deterioração da carne de peixe sobre refrigeração e congelamento utilizando a bioimpedância elétrica Paulo Melo Davi Oliveira

Roselene Oliveira
Coxim
Obtenção de ácido cítrico a partir do resíduo do milho e do bagaço da cana por biotransformação Ana Carolina Silva

Evandro Oliveira
Felicia Ito Coxim
Blogart: um panorama das artes visuais na região de dourados Nathan Ferreira Lígia Meneghetti

Jonison Santos
Dourados
A segunda guerra fria: análise da geopolítica contemporânea Vinícius Gonçalves Leonardo Reis Jardim
Caracterização climática para o mato grosso do sul utilizando o método de thornthwaite (1948) e suas aplações na agricultura (357) Pedro Lorençone

João Lorençone
Lucas Aparecido

José Mores
Naviraí
Estimativa do desenvolvimento de diferentes cultivares de milho usando modelos agrometeorológicos não-lineares Gabriel Lima

Daniel Oliveira
Cicero Costa

Guilherme Torsoni
Naviraí
Qualidade de ovos de galinha submetidos a diferentes condições de armazenamento e tempo de estocagem utilizando imagem térmica Andressa Nóbrega Gabrieli Suszek

Fernando Conceição
Nova Andradina
Pequenos viajantes: um jogo para o auxílio no desenvolvimento da habilidade de escrita e leitura de crianças com dislexia Renato Almeida

Rodrigo Silva
Esteic Batista

Kenia Oliveira
Ponta Porã
Uso da visão computacional na análise foliar da soja Estefani Aguayo

Clarice Martins
Savio Cantero

Lucas Rodrigues
Ponta Porã

Febrace - Reúne trabalhos dos ensinos fundamental, médio e técnico de escolas públicas e privadas de todo o país.

O evento é realizado desde 2003 pela Escola Politécnica da USP, com objetivo de aproximar estudantes de nível médio da realidade das universidades, de forma a estimular a pesquisa científica.

Além de premiar os melhores projetos, a Febrace credencia trabalhos para participação em eventos internacionais, como a Intel ISEF (Feira Internacional de Ciências e Engenharia), realizada anualmente nos Estados Unidos.

O IFMS acumula 89 prêmios nas categorias principais da Febrace.