Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Hackathon IFMS começa nesta sexta-feira com tema inteligência artificial

Hackathon IFMS começa nesta sexta-feira com tema inteligência artificial

Estudantes de sete campi participam da maratona de trabalho em equipe. Evento em formato virtual segue até domingo, 18
por Osvaldo Sato publicado: 16/10/2020 07h17 última modificação: 16/10/2020 08h11

Começa nesta sexta-feira, 16, o Hackathon IFMS 2020, maratona de trabalho em equipe que lançará aos participantes o desafio de criar soluções aplicando conhecimentos relacionados à inteligência artificial.

O evento, que será realizado em formato digital e faz parte da programação da Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), é organizado por professores dos campi Aquidauana, Corumbá, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

“Tivemos uma boa adesão da comunidade escolar, inclusive com inscrição de equipes formadas por estudantes de diferentes campi. Já consideramos o evento um sucesso, por possibilitar essa interação entre os servidores e estudantes”, destaca o professor Diogo Oliveira, um dos organizadores do hackathon.

Estão inscritas 18 equipes com cinco estudantes cada. Os participantes estão matriculados em cursos de nível médio e superior. O hackathon será aberto às 19 horas, e o evento segue até domingo, 18.

O professor Diogo Oliveira, coordenador de Pesquisa e Inovação do Campus Três Lagoas e um dos organizadores do evento, destaca a união de esforços de servidores dos sete campi para a realização do hackathon.

“Tivemos uma boa adesão da comunidade escolar, inclusive com inscrição de equipes formadas por estudantes de diferentes campi. Já consideramos o evento um sucesso, por possibilitar essa interação entre os servidores e estudantes”, destacou o professor.

Hackathon IFMS 2020 - O evento segue o tema da Semana de Ciência e Tecnologia: “Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”.

As equipes deverão apresentar um problema e sua solução com o uso de conhecimentos relacionados à inteligência artificial.

A comissão avaliadora, formada por profissionais especializados na área, irão avaliar os projetos de acordo com os critérios originalidade, viabilidade, impacto, apresentação e aderência ao temas inteligência artificial e empreendedorismo.

A equipe vencedora receberá kits de computação embarcada de alta performance no valor aproximado de R$ 4 mil.

Capacitação - Para trabalhar com os temas inteligência artificial e empreendedorismo, a organização do evento irá oferecer atividades de capacitação aos participantes.

Todos os inscritos poderão participar do curso “Inteligência Artificial e Machine Learning: O Guia Completo”, uma introdução técnica à inteligência artificial, disponível em ambiente virtual.

No sábado, 17, os estudantes participam de uma webinar sobre empreendedorismo com a professora Georgia Ferraz.

Mais informações sobre o Hackathon IFMS podem ser obtidas na página da Semana de Ciência e Tecnologia 2020

Campo Grande - O campus do IFMS na capital também irá realizar um Hackathon, dentro da programação da Semana de Ciência e Tecnologia.

O evento, que tem como tema "Soluções inteligentes para o mundo", será realizado na segunda-feira, 19, em formato de imersão online, das 14 às 22 horas.

Foram abertas até 50 vagas para estudantes de nível médio e superior.