Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > IFMS aplica pesquisa sobre aulas em ambientes virtuais

IFMS aplica pesquisa sobre aulas em ambientes virtuais

Estudantes, docentes e demais servidores da área de ensino têm até quarta-feira, 29, para responder questionário online. Aulas em ambientes virtuais foram adotadas em virtude da pandemia.
por Juliana Aragão publicado: 24/04/2020 12h50 última modificação: 28/04/2020 08h26

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) inicia nesta sexta-feira, 24, a aplicação de uma pesquisa para avaliar a oferta de atividades de ensino não presenciais. A instituição quer saber como estudantes, docentes e demais servidores da área do ensino têm lidado com as aulas em ambientes virtuais de ensino.

Podem participar estudantes dos cursos técnicos integrados, da Educação de Jovens e Adultos (Proeja), técnicos subsequentes, Formação Inicial e Continuada (FIC), graduação e pós-graduação, além de professores, pedagogos, técnicos de assuntos educacionais, assistentes de alunos, servidores das bibliotecas e psicólogos.

O formulário está disponível na página da pesquisa e pode ser respondido até quarta-feira, 29. Para acessá-lo, o participante deve estar logado no e-mail institucional.

"Precisamos saber se nossos estudantes e servidores estão com alguma dificuldade, até para aprimorar o atendimento. Traçar esse panorama também dará mais segurança à instituição na tomada de novas decisões relacionadas ao ensino, diante da pandemia", explica a pró-reitora de Ensino, Cláudia Fernandes.

A pró-reitora de Ensino, Cláudia Fernandes, explica a importância de avaliar as atividades de ensino não presenciais.

"Precisamos saber se nossos estudantes e servidores estão com alguma dificuldade, até para corrigir eventuais problemas e aprimorar o atendimento. Traçar esse panorama também é importante porque dará mais segurança à instituição na tomada de novas decisões relacionadas ao ensino, diante deste cenário de pandemia", pontua.

Pesquisa - As perguntas voltadas aos estudantes abordam temas como acesso ao Ambiente Virtual de Ensino a Aprendizagem (Avea - Moodle), qualidade do conteúdo postado, clareza nas atividades, prazos, formas de comunicação com os docentes, entre outros.

Há perguntas específicas para estudantes com necessidades educacionais especiais. O IFMS quer saber se esses alunos receberam orientações do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), e se os conteúdos estão sendo disponibilizados adequadamente, com tradução para linguagem de sinais e fontes aumentadas, por exemplo.

Aos docentes e demais servidores da área de ensino são feitas perguntas referentes à estrutura que possuem em casa para o desenvolvimento das atividades em ambientes virtuais de ensino, e também sobre o suporte à utilização do Avea - Moodle, o atendimento realizado aos estudantes, entre outros temas.

Atividades não presenciais - Os dez campi iniciaram a oferta de aulas em ambientes virtuais de ensino entre os dias 6 e 13 de abril, dependendo da unidade. Desde então, os professores têm postado os conteúdos das disciplinas no Avea - Moodle para que os estudantes façam as atividades em casa.

Para ofertar atividades em ambientes virtuais de ensino, os campi foram orientados pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen), por meio da Instrução Normativa nº 2/2020. O documento traz orientações sobre formas de contato entre estudantes e professores, revisão dos planos de ensino, reorganização dos horários de permanência dos docentes, entre outras.

As atividades presenciais de ensino e administrativas no IFMS estão suspensas desde o dia 18 de março, em virtude da pandemia de Covid-19. A suspensão vale até 2 de maio, de acordo com Decisão nº 97/2020.

Servidores de todas as unidades, inclusive da reitoria, trabalham em sistema de home office

Prevenção - As ações do Instituto Federal, as formas de prevenção à Covid-19, os documentos institucionais referentes à situação e a outras informações sobre a pandemia estão disponíveis na página IFMS contra o coronavírus

Além de podcasts com dicas de como lidar com o isolamento e o trabalho remoto, estão disponíveis as formas de contato e os horários de atendimento dos campi e da reitoria durante o período de atividades não presenciais. Há ainda uma seção de perguntas frequentes, na qual a comunidade pode tirar dúvidas sobre as ações do IFMS.