Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > IFMS destina R$ 136 mil para projetos de extensão

IFMS destina R$ 136 mil para projetos de extensão

Edital prevê a seleção de até 20 projetos que deverão ser executados no segundo semestre. Servidores podem submeter propostas a partir de 20 de maio.
por Osvaldo Sato publicado: 13/05/2020 09h06 última modificação: 13/05/2020 09h06

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nessa terça-feira, 12, na Central de Seleção, o edital de abertura para seleção de projetos de extensão a serem desenvolvidos no segundo semestre de 2020, com concessão de apoio financeiro e bolsas-auxílio para estudantes participantes.

As propostas devem ter a comunidade externa como público-alvo principal, envolver estudantes dos cursos de nível médio e/ou superior como bolsistas ou voluntários e estar inseridas em uma das áreas temáticas e linhas de extensão estabelecidas pela Política de Extensão do IFMS.

O valor total previsto para o fomento é de R$ 136 mil, sendo R$ 40 mil para apoio financeiro ao desenvolvimento dos projetos e R$ 96 mil para concessão de bolsas de extensão aos estudantes.

Os projetos de extensão devem ser executados em até seis meses, entre 1º de julho e 18 e dezembro.

Submissão - Deve ser feita pelo coordenador da proposta pelo Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj), no período de 20 a 29 de maio.

O coordenador deve ser servidor efetivo do quadro de pessoal do IFMS. Caso o proponente seja técnico-administrativo, deve incluir pelo menos um docente na equipe do projeto.

No ato da submissão, o proponente deve ficar atento aos critérios de avaliação e anexar os documentos necessários, como a declaração de disponibilidade de carga horária semanal, cronograma de atividades, entre outros.

Avaliação e resultados - No dia 1º de junho será divulgada a relação de propostas enquadradas dentro dos critérios estabelecidos por este edital. A divulgação da homologação final das inscrições deferidas está prevista para 4 de junho.

No período de 5 a 9 de junho, as propostas deferidas serão avaliadas, em seu mérito, por uma equipe de avaliadores.

Os resultados preliminar e final estão previstos para 10 e 17 de junho, respectivamente.

Apoio financeiro e bolsas - O recurso para o apoio financeiro é destinado pelo Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi). Já os valores para o pagamento de bolsas aos estudantes é oriundo do Programa de Bolsas e Auxílios para Ações de Extensão (Pibaex).

Serão selecionados até 20 projetos de extensão, que receberão até R$ 2 mil cada para subsidiar o desenvolvimento das atividades previstas.

Os auxílios financeiros serão concedidos em parcela única diretamente na conta corrente dos coordenadores, considerando a disponibilidade financeira do IFMS.

Cada projeto pode pleitear, ainda, até três bolsas de extensão para os estudantes envolvidos, pagas mensalmente entre os meses julho e dezembro (ou por menor período, conforme previsto em cronograma).

Os valores das bolsas de extensão concedidas a estudantes são de R$ 200,00 (nível médio) e de R$ 400,00 (graduação).

Servidores, estudantes ou convidados externos podem ser voluntários nos projetos de extensão.