Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > IFMS e UFMS planejam oferta de pós-graduação a servidores

IFMS e UFMS planejam oferta de pós-graduação a servidores

Previsão é ofertar cerca de 100 vagas em programas de mestrado e doutorado da UFMS a partir de 2021 a técnicos-administrativos e docentes
por Paulo Gomes publicado: 11/11/2020 10h12 última modificação: 12/11/2020 11h49
IFMS Reitores se reuniram nessa terça-feira, 10 - Foto: Gabinete/Reitoria

Reitores se reuniram nessa terça-feira, 10 - Foto: Gabinete/Reitoria

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) estudam a formalização de um acordo de cooperação técnica para a oferta de cursos de pós-graduação strictu sensu (mestrado e doutorado) aos servidores do Instituto.

Os reitores do IFMS, Elaine Cassiano, e da UFMS, Marcelo Turine, se reuniram nessa terça-feira, 10, para conversar sobre o assunto.

“Nossa intenção é facilitar a vida do servidor, que poderá fazer mestrado ou doutorado em uma universidade parceira, nossa coirmã”, explica a  reitora, Elaine Cassiano.

Segundo a reitora, serão reservadas vagas a técnicos-administrativos e professores em cursos de mestrado e doutorado da UFMS. Estima-se que serão cerca de 40 neste ano, 30 vagas em 2022 e mais 30 em 2023.

“Nossa intenção é facilitar a vida do servidor, que poderá fazer mestrado ou doutorado em uma universidade parceira, nossa coirmã. Além disso, queremos proporcionar a mais pessoas a oportunidade de fazer pós-graduação, sem que seja preciso sair do país e com o mínimo de gastos pessoais”, explica a Elaine.

O reitor da UFMS, Marcelo Turine, acredita que a cooperação entre as instituições de ensino superior é uma oportunidade para a ampliação da capacidade técnica dos servidores e fortalecimento do desempenho profissional.  "Oferecer capacitação para os servidores de Mato Grosso do Sul é um sonho e a UFMS está de portas abertas para realizá-lo. Essa parceria com o IFMS vem nesse sentido", disse Turine.

Os termos do acordo serão definidos este mês. Segundo o diretor de Gestão de Pessoas do IFMS, Pedro Rissato, a previsão é que em dezembro o documento, que será elaborado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), esteja pronto e seja assinado pelas duas instituições.

Ainda segundo o diretor, também deverão ser definidos até o próximo mês os programas de pós-graduação que estarão aptos a receber servidores do IFMS. O foco principal será na área de Informática. Rissato explica ainda que as inscrições estão previstas para dezembro e janeiro, e que as aulas deverão começar em março.