Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > IFMS inicia Semana do Meio Ambiente 2020

Extensão

IFMS inicia Semana do Meio Ambiente 2020

Evento é realizado em ambiente virtual, simultaneamente ao Festival de Arte e Cultura do IFMS. Atividades gratuitas e abertas ao público seguem até sexta-feira, 13
por Cleyton Lutz publicado: 12/11/2020 09h09 última modificação: 25/11/2020 09h14
  • O escritor, ativista e líder-indígena Ailton Krenak foi um dos destaques da abertura do evento

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu na manhã dessa quarta-feira, 11, a edição 2020 da Semana do Meio Ambiente. O evento tem uma série de atividades voltadas à temática e é realizado paralelamente ao Festival de Arte e Cultura, em formato virtual, até sexta-feira, 13. 

A abertura, com transmissão ao vivo no canal oficial do IFMS, teve a participação de gestores, apresentações artísticas e falas de convidados que fizeram reflexões sobre a relação entre a natureza e a cultura, como o artista Eduardo Marinho, o professor Tiago Artero e o escritor, líder indígena e ambientalista, Ailton Krenak.

“A sustentabilidade deve ser pensada dentro da educação. Nossos docentes sempre apresentam o tema nas unidades curriculares, pois uma das nossas missões é agregar meio ambiente e tecnologia, respeitando os recursos naturais”, destacou a reitora, Elaine Cassiano.

A reitora, Elaine Cassiano, destacou o papel da instituição na preservação do meio ambiente. 

“A sustentabilidade deve ser pensada dentro da educação. Nossos docentes sempre apresentam esse tema nas unidades curriculares, pois uma das nossas missões é agregar meio ambiente e tecnologia, respeitando os recursos naturais. E a educação é o caminho para isso”.

A pró-reitora de Extensão, Paula Fernandes, chamou a atenção para o novo formato do evento, adotado devido à pandemia.

“Precisamos estimular ações que conscientizem e reforcem a preservação ambiental. Nesta edição virtual, cabe a nós resignificar a distância, para realizarmos o evento no novo formato”. 

Programação – Está disponível na página da Semana do Meio Ambiente 2020, e inclui palestras, mesas-redondas, oficinas e minicursos. 

Os interessados devem fazer o cadastro na página do evento e a inscrição para as atividades que pretendem participar. Diariamente, o cadastrado receberá um e-mail com as atividades previstas e os respectivos links de acesso, que estarão disponibilizados também na “área do inscrito”. Algumas atividades são livres e não necessitam de inscrição. 

Nesta quinta-feira, 12, são debatidos assuntos como agroecologia, produção orgânica, saneamento ambiental e políticas públicas ambientais. Os minicursos abordam diversos temas, como as Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANCs). 

No último dia do evento, sexta-feira, 13, a programação prevê temas transversais alinhados à questão ambiental, dentre os quais visão computacional, fotografia, consumo consciente e biosemiótica.

Semana do Meio Ambiente – É um evento promovido anualmente pelo IFMS, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. 

Desde 2016, o IFMS passou a apoiar financeiramente os campi para a realização do evento com a viabilização do auxílio previsto no Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi).

Este ano, cada campi selecionado recebeu R$ 2 mil para promover a Semana, por meio do edital n° 014/2020

O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), juntamente com os campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Ponta Porã e Três Lagoas.