Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > IFMS oferta cursos a reeducandos em Campo Grande

Compromisso Social

IFMS oferta cursos a reeducandos em Campo Grande

Primeira turma, formada por 20 internos do Instituto Penal, faz os cursos de Vendedor e Operador de Computador na modalidade a distância.
por Osvaldo Sato publicado: 13/03/2020 08h42 última modificação: 13/03/2020 08h48
  • Parceria busca colaborar com a reinserção dos internos à sociedade - Foto: Tatyane Santinoni

• Parceria busca colaborar com a reinserção dos internos à sociedade - Foto: Alessandro Ribeiro

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) iniciou na última terça-feira, 10, a oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) para reeducandos do sistema prisional de Campo Grande.

Com aulas a distância, 20 internos do Instituto Penal de Campo Grande (IPCG) fazem os cursos de Vendedor e Operador de Computador. A carga horária é de 180 horas.

"No caso específico deste convênio, estamos contribuindo de forma decisiva para a reinserção dos custodiados na sociedade, garantindo a eles a qualificação profissional", destacou a reitora Elaine Cassiano.

A reitora do IFMS, Elaine Cassiano, destaca a importância da oferta de qualificação profissional a este público específico.

"O Instituto tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida da comunidade onde está inserido. Isso inclui a oferta de cursos a todos os públicos para facilitar a entrada no mundo do trabalho. No caso específico deste convênio, estamos contribuindo de forma decisiva para a reinserção dos custodiados na sociedade, garantindo a eles a qualificação profissional", destacou.

Parceria - A oferta de cursos foi possibilitada por meio de convênio firmado entre o Campus Campo Grande do IFMS e a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen).

"Nossa intenção é desenvolver ainda mais esta parceria, com possibilidade de ofertarmos, na sequência, cursos que verticalizem a formação destes reeducandos, como cursos técnicos e de graduação", explicou o diretor-geral do Campus Campo Grande, Dejahyr Lopes Junior.

O diretor explica que, por meio da parceria, é possível ampliar o número de internos atendidos. “Inicialmente, atendemos esta demanda do Instituto Penal, mas há outras unidades no sistema penitenciário que podem ser atendidas, inclusive com cursos presenciais como, por exemplo, do regime semiaberto”, detalhou.

"Temos a possibilidade de ofertar, na sequência, cursos que verticalizem a formação destes reeducandos, como cursos técnicos e de graduação", explicou o diretor-geral do Campus Campo Grande, Dejahyr Lopes Junior.

A modalidade a distância possibilita que o IFMS ofereça cursos em todas as regiões de Mato Grosso do Sul e para públicos-alvo específicos, como o caso dos reeducandos do sistema prisional.

“Nesta oferta específica, estão previstos dois encontros presenciais, para apresentação do curso e avaliação final, além do acompanhamento semanal com docente e material impresso. As atividades podem ser desenvolvidas mesmo sem acesso à internet”, explicou o diretor do Centro de Referência de Educação a Distância (Cread) do IFMS, Marcio Amorim.

O IFMS oferta diversos cursos na modalidade a distância em cerca de 20 polos, além dos dez municípios onde há campi instalados. São cursos de qualificação profissional, subsequentes, para formação de professores e cursos livres.

“Atualmente, ofertamos cursos de formação inicial e continuada nas áreas de Espanhol, Inglês, Vendedor e Operador de Computador, além de cursos técnicos subsequentes ao ensino médio, como Manutenção e Suporte em Informática, Administração e Edificações”, pontuou o diretor.

Saiba mais sobre a oferta de cursos a distância do IFMS.

Histórico - Em 2017, o IFMS ofertou o curso técnico em Transações Imobiliárias, na modalidade a distância, para reeducandos do Instituto Penal de Campo Grande.

O curso teve carga horária de 1.200 horas. Foram ofertadas 20 vagas, sendo utilizado o laboratório de informática do Instituto Penal.

Na cerimônia de formatura, nove custodiados receberam os certificados.