Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > IFMS participa da Semana Lixo Zero Campo Grande

IFMS participa da Semana Lixo Zero Campo Grande

Até sexta-feira, 30, é possível participar de uma série de atividades virtuais. Saiba como fazer o descarte de materiais recicláveis em sistema de drive-thru
por Juliana Aragão publicado: 27/10/2020 17h47 última modificação: 28/10/2020 07h55

Por meio de uma parceria firmada pela TecnoIF – Incubadora Mista e Social de Empresas – e Campus Ponta Porã, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) participa da edição 2020 da Semana Lixo Zero Campo Grande. Organizado por entidades e instituições de ensino, o evento teve início nessa segunda-feira, 26.

Até sexta-feira, 30, é possível participar de uma série de ações virtuais que têm como foco fazer a gestão inteligente dos resíduos sólidos em benefício ao meio ambiente.

“O principal objetivo do evento é inspirar as pessoas a praticar a ideia do ‘lixo zero’, o que inclui reduzir a geração de lixo, além de criar mecanismos, tecnologias e iniciativas para reinserir os resíduos de volta nas cadeias produtivas”, ressalta Valéria Mazucato, coordenadora local da TecnoIF em Ponta Porã.

A coordenadora local da TecnoIF no Campus Ponta Porã, Valéria Mazucato, explica que o IFMS atuou conjuntamente com as outras instituições organizadoras no planejamento do evento, gestão da equipe, contato com palestrantes e patrocinadores, elaboração e gestão do conteúdo digital, e na divulgação e avaliação dos vídeos do desafio "Eu pratico sustentabilidade".

“O principal objetivo do evento é inspirar as pessoas a praticar a ideia do ‘lixo zero’, o que inclui reduzir a geração de lixo e aderir aos princípios da economia circular. É preciso criarmos mecanismos, tecnologias e iniciativas para reinserir os resíduos de volta nas cadeias produtivas”, ressalta Valéria.

Além de participar da abertura do evento, que foi realizada por meio de uma transmissão ao vivo nesta segunda-feira, 26, o IFMS também irá mediar três painéis durante a semana.

Programação – Com o tema “Em tempo de pandemia, a ciência vai até você”, o evento oferece uma série de palestras virtuais. Todas são oferecidas no canal Semana Lixo Zero Campo Grande. Saiba o que ainda é possível conferir:

Data Horário Tema da live
28.10.2020 14 horas Inclusão Socioambiental de catadores
28.10.2020 16 horas Ferramentas de Educação Ambiental
29.10.2020 14 horas Quem faz a diferença sou eu!
29.10.2020 16 horas O sustentável que dá certo!
29.10.2020 19 horas Redução e aproveitamento de RCC
30.10.2020 14 horas Engenharia para sustentabilidade
30.10.2020 16 horas Engenharia socioambiental

Os interessados em receber certificado pela participação devem fazer a inscrição previamente em formulário eletrônico.

Entre quarta e sexta-feira, 28 a 30, será possível fazer o descarte de materiais e resíduos recicláveis em sistema de drive-thru. O ponto de coleta estará nos altos da Avenida Afonso Pena, em frente à obra do Aquário do Pantanal, das 9 às 18 horas. Podem ser descartados óleo de cozinha usado, medicamentos vencidos, eletrônicos, entre outros produtos.

Na sexta-feira, 30, será realizada a premiação do desafio "Eu pratico sustentabilidade". Os participantes enviaram vídeos aos organizadores da Semana explicando de que forma contribuem com a redução dos danos ambientais.

A programação completa do evento está disponível no perfil do evento no Instagram: @semanalixozerocg.

Semana Lixo Zero Campo Grande - A ação é ligada ao movimento nacional Semana Lixo Zero e ao movimento internacional Zero Waste International Alliance.

No Brasil, as ações são coordenadas pelo Instituto Lixo Zero Brasil, organização da sociedade civil autônoma, sem fins lucrativos, com sede em Florianópolis (SC). Fundada em 2010, foi pioneira na disseminação do conceito Lixo Zero no país.

Desde 2013, a Semana Lixo Zero é a principal plataforma de mobilização social do Brasil voltada aos resíduos. Movida pelo compartilhamento de boas práticas, a ação propõe redução, gestão de resíduos, reuso, educação para o lixo zero, compostagem, reciclagem, entre outras inovações.

Em Campo Grande, a primeira edição da Semana Lixo Zero foi realizada em 2020, com a criação de uma frente universitária formada por diversas instituições de ensino.

Neste ano, o evento é realizado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Uniderp, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Jovens Profissionais do Saneamento (JPS), além do IFMS e da TecnoIF.

* Texto atualizado às 8h55 de 28/10/2020 para alteração de informações sobre as instituições organizadoras do evento.