Ensino Superior
Indicados pelo IFMS recebem homenagem na Assembleia Legislativa
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realizou na manhã desta sexta-feira, 21, uma sessão solene virtual alusiva ao Dia da Educação Superior, implantado por meio da lei estadual n° 5.040/2017.
Foram entregues a comenda Pedro Pedrossian e a medalha Darcy Ribeiro a 16 personalidades que contribuíram para a valorização do ensino superior e o fortalecimento da pesquisa e extensão nas instituições do Estado.
A indicação dos homenageados foi feita pela própria Assembleia e pelas instituições integrantes do Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (CRIE-MS). O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), que integra a entidade, por meio da sua reitoria, indicou dois profissionais para receber a homenagem.
Para a comenda Pedro Pedrossian, o Instituto indicou o engenheiro agrônomo Valdinei Aparecido de Oliveira. Atuando há 17 anos na empresa Ciarama Insumos – ocupando hoje o cargo de sócio e diretor – ele desempenhou importante papel na operacionalização, abertura e estabelecimento da área experimental agrícola recebida pelo Campus Ponta Porã do IFMS junto à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Agropecuária Oeste.
Ele também tem apoiado constantemente às atividades de ensino, pesquisa e extensão em todo o MS, especialmente na região da Fronteira.
“Vejo a educação como a única ferramenta capaz de mudar o destino de uma pessoa, assim como aconteceu comigo. Recebo esta honra como símbolo de uma conquista e de gratidão por tudo o que a edução fez a ainda fará”, destaca Valdinei.
Medalha Darcy Ribeiro – A outra homenageada foi a professora do Campus Aquidauana do Instituto, Márcia Ferreira Cristaldo. Graduada em Engenharia da Computação e doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento Social, ela atua no curso integrado em Informática, e nas graduações em Redes de Computadores e Sistemas para Internet.
A docente foi indicada por sua atuação no desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão, com o maior número de projetos aprovados em editais da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi), de 2017 a 2019, possuindo ainda, dentre os classificados, a maior carga horária destinada aos planos de atividades de ensino e extensão.
“Em Aquidauana, tivemos muitas conquistas para a comunidade local, incluindo a população indígenas, através da robótica. Era um anseio da comunidade que foi alcançado quando o IFMS foi implantado no município. A honra não representa apenas o meu esforço, mas sim de todos aqueles que contribuíram comigo durante minha vida acadêmica e profissional”, comenta Márcia.
Mais informações sobre a solenidade virtual podem ser conferidas na página da Assembleia Legislativa.
CRIE-MS – Durante a solenidade também foi anunciada a próxima presidência do Conselho. O novo presidente será Taner Bitencourt, reitor da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Anhanguera-Uniderp).
Já a vice-presidência ficará a cargo da reitora do Instituto, Elaine Cassiano. Eles foram indicados na reunião ocorrida no dia 10 de agosto.
“Assumir a vice-presidência é um passo importante, pois iremos apoiar as iniciativas que consolidem a atuação política das universidades e do Instituto Federal. Vamos ainda buscar, com os demais reitores, formas de compartilhar nossas estruturas físicas, como bibliotecas, refeitórios e laboratórios, além da expertise de nossos profissionais”, informa a reitora do IFMS.