Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Indicados pelo IFMS recebem homenagem na Assembleia Legislativa

Ensino Superior

Indicados pelo IFMS recebem homenagem na Assembleia Legislativa

Solenidade virtual ocorreu em alusão ao Dia da Educação Superior. Homenageados foram contemplados com a comenda Pedro Pedrossian e a medalha Darcy Ribeiro
por Cleyton Lutz publicado: 24/08/2020 19h19 última modificação: 25/08/2020 10h27

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realizou na manhã desta sexta-feira, 21, uma sessão solene virtual alusiva ao Dia da Educação Superior, implantado por meio da lei estadual n° 5.040/2017

Foram entregues a comenda Pedro Pedrossian e a medalha Darcy Ribeiro a 16 personalidades que contribuíram para a valorização do ensino superior e o fortalecimento da pesquisa e extensão nas instituições do Estado. 

A indicação dos homenageados foi feita pela própria Assembleia e pelas instituições integrantes do Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (CRIE-MS). O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), que integra a entidade, por meio da sua reitoria, indicou dois profissionais para receber a homenagem.

Para a comenda Pedro Pedrossian, o Instituto indicou o engenheiro agrônomo Valdinei Aparecido de Oliveira. Atuando há 17 anos na empresa Ciarama Insumos – ocupando hoje o cargo de sócio e diretor – ele desempenhou importante papel na operacionalização, abertura e estabelecimento da área experimental agrícola recebida pelo Campus Ponta Porã do IFMS junto à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Agropecuária Oeste.

Ele também tem apoiado constantemente às atividades de ensino, pesquisa e extensão em todo o MS, especialmente na região da Fronteira.

“Vejo a educação como a única ferramenta capaz de mudar o destino de uma pessoa, assim como aconteceu comigo. Recebo esta honra como símbolo de uma conquista e de gratidão por tudo o que a edução fez a ainda fará”, destaca Valdinei.

  • Foram homenageados profissionais que atuam em prol da educação no Estado - Foto: Wagner Guimarães/TV ALEMS

  • Valdinei recebeu a comenda pela viabilização da área experimental em PP - Foto: Wagner Guimarães/TV ALEMS

  • Medalha reconhece trabalho de Márcia na pesquisa e extensão em AQ - Foto: Wagner Guimarães/TV ALEMS


Medalha Darcy Ribeiro – A outra homenageada foi a professora do Campus Aquidauana do Instituto, Márcia Ferreira Cristaldo. Graduada em Engenharia da Computação e doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento Social, ela atua no curso integrado em Informática, e nas graduações em Redes de Computadores e Sistemas para Internet. 

A docente foi indicada por sua atuação no desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão, com o maior número de projetos aprovados em editais da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi), de 2017 a 2019, possuindo ainda, dentre os classificados, a maior carga horária destinada aos planos de atividades de ensino e extensão. 

“Em Aquidauana, tivemos muitas conquistas para a comunidade local, incluindo a população indígenas, através da robótica. Era um anseio da comunidade que foi alcançado quando o IFMS foi implantado no município. A honra não representa apenas o meu esforço, mas sim de todos aqueles que contribuíram comigo durante minha vida acadêmica e profissional”, comenta Márcia. 

Mais informações sobre a solenidade virtual podem ser conferidas na página da Assembleia Legislativa.

CRIE-MS – Durante a solenidade também foi anunciada a próxima presidência do Conselho. O novo presidente será Taner Bitencourt, reitor da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Anhanguera-Uniderp).

Já a vice-presidência ficará a cargo da reitora do Instituto, Elaine Cassiano. Eles foram indicados na reunião ocorrida no dia 10 de agosto.

“Assumir a vice-presidência é um passo importante, pois iremos apoiar as iniciativas que consolidem a atuação política das universidades e do Instituto Federal. Vamos ainda buscar, com os demais reitores, formas de compartilhar nossas estruturas físicas, como bibliotecas, refeitórios e laboratórios, além da expertise de nossos profissionais”, informa a reitora do IFMS.

registrado em: ,