Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Inscrições para cursos Subsequentes e Proeja vão até 1° de julho

Ensino técnico

Inscrições para cursos Subsequentes e Proeja vão até 1° de julho

São ofertadas 280 vagas nos campi Aquidauana, Coxim, Dourados e Jardim. Inscrições e cursos são gratuitos.
por Cleyton Lutz publicado: 15/06/2020 13h54 última modificação: 24/06/2020 09h37

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) segue com inscrições abertas em 280 vagas em cursos técnicos subsequentes e integrados  na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja) – nos campi Aquidauana, Coxim, Dourados e Jardim. 

O prazo para participar termina em 1° de julho. O interessado deve acessar a Página do Candidato para efetuar a inscrição que, assim como os cursos, é gratuita. 

Por meio do edital nº 028/2020 são oferecidas 120 vagas nos cursos técnicos subsequentes em Edificações e Marketing. O requisito para concorrer é ter ensino médio completo até a data da matrícula. 

Já pelo edital nº 029/2020 são disponibilizadas 160 vagas para os cursos técnicos integrados em Administração, Edificações, Informática para Internet e Manutenção e Suporte em Informática. Podem participar aqueles que tiverem ensino fundamental completo e, no mínimo, 18 anos de idade até o ingresso no IFMS.

A duração dos cursos vai de um ano e meio a três anos. A distribuição das vagas por curso e município pode ser conferida abaixo.  

Ações afirmativas – Metade das vagas é reservada aos beneficiários das ações afirmativas. Desse total, há cotas aos que comprovarem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas, e a pessoas com deficiência. 

O candidato que optar pelas ações afirmativas deve ter cursado todo o ensino fundamental (Proeja) ou todo o ensino médio (Subsequentes) em escola pública. 

A seleção será feita por sorteio eletrônico, marcado para 14 de julho. O resultado final e a primeira chamada para matrículas serão divulgados no dia 20 de julho. 

Cursos – Os técnicos subsequentes se destinam a estudantes que terminaram o ensino médio e buscam uma formação profissional. A formação no curso habilita o concluinte ao ingresso na mercado de trabalho e exercício da profissão na área escolhida. 

Já nos cursos integrados Proeja, o aluno tem as disciplinas básicas do ensino médio de maneira articulada as da área técnica. Ao final do curso, ele pode tanto ingressar no ensino superior quanto no mercado de trabalho, exercendo a profissão de acordo com a formação técnica.

Vagas

Campus Curso Técnico Modalidade Duração Vagas
Aquidauana Administração Proeja 3 anos 40
Edificações Subsequente 2 anos 40
Coxim Manutenção e Suporte em Informática Proeja 2 anos 40
Dourados Marketing Subsequente 1 ano e meio 80
Jardim Edificações Proeja 3 anos 40
Informática para Internet Proeja 3 anos 40