Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Inscrições para iniciação à docência vão até quarta-feira

Ensino

Inscrições para iniciação à docência vão até quarta-feira

São ofertados 13 auxílios a acadêmicos das licenciaturas dos campi Coxim e Jardim. Programa incentiva o aperfeiçoamento da formação docente.
por Juliana Aragão publicado: 27/04/2020 08h10 última modificação: 06/05/2020 08h10

Abertas nesta segunda-feira, 27, as inscrições no Programa de Auxílios de Iniciação à Docência do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (Pibid/IFMS). São ofertadas 13 bolsas, sendo nove para estudantes da licenciatura em Química de Coxim, e quatro para acadêmicos da licenciatura em Computação, oferecida em Jardim.

Tanto o estudante quanto o professor que irá orientá-lo precisam obedecer alguns requisitos previstos no edital de abertura do processo seletivo, publicado na Central de Seleção do IFMS.

O estudante, que não pode estar no último semestre do curso, deve declarar compatibilidade de horário entre as atividades acadêmicas e as da iniciação à docência, não receber outra bolsa, não ter sido penalizado em processo disciplinar do estudante, nem estar em débito com outros programas. 

O docente deve pertencer ao quadro efetivo e não estar afastado ou licenciado, ter projeto de iniciação à docência aprovado pela diretoria responsável no campus (anexo 1 do edital), dispor de carga horária suficiente para o atendimento do estudante e não se afastar do IFMS, por mais de dois meses, durante o período de vigência do auxílio. 

O auxílio será oferecido entre maio e novembro, com o valor mensal de R$ 400,00, sendo R$ 200,00 no mês de julho, devido às férias escolares. Os não convocados dentro do número de bolsas ofertadas podem ser voluntários.

Inscrições – Devem ser feitas até quarta-feira, 29, na Página do Candidato da Central de Seleção.

O estudante pode concorrer a apenas a uma das vagas ofertadas, sendo vedada a apresentação de mais de um plano de atividades. São necessários os seguintes documentos:

  • requerimento de inscrição preenchido (anexo 2 do edital);
  • plano de atividades elaborado de acordo com o projeto de iniciação à docência do professor-orientador (anexo 3);
  • termo de compromisso do orientador e do estudante preenchido (anexo 4);
  • justificativa de inscrição de, no máximo, uma lauda redigida em fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12, na qual o estudante apresente brevemente sua trajetória escolar/profissional e a motivação do seu interesse de participação.

Os anexos estão disponíveis na página do edital do processo seletivo, na Central de Seleção.

Seleção – Será realizada em duas etapas. Na primeira, ocorrerá a análise documental (de caráter eliminatório), baseada no atendimento às condições dos requisitos de inscrição e na avaliação da justificativa. 

A segunda etapa consiste em uma entrevista, de caráter classificatório, que será realizada pela comissão de avaliação do Pibid/IFMS, em data e horário previamente divulgados pela coordenação, e que terá como tema os aspectos relevantes para o exercício das atividades e a avaliação da documentação entregue pelo candidato no ato da inscrição.  

A nota final do estudante será a soma da nota atribuída na primeira etapa juntamente à média das notas da entrevista. A divulgação do resultado preliminar está prevista para 5 de maio. 

Programa – O Pibid é uma ação institucional do processo de ensino e aprendizagem que tem por objetivo incentivar o aperfeiçoamento da formação docente dos estudantes de licenciatura da instituição. 

O estudante, bolsista ou não bolsista, deve desenvolver as atividades respeitando a carga horária semanal de até oito horas semanais, não podendo ser superior a quatro horas diárias. A jornada será fixada pelo professor-orientador em comum acordo com o estudante e aprovada pelo coordenador do programa.

Mais informações sobre o programa estão disponíveis na página do Pibid.