Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Matrículas em cursos técnicos integrados começam na terça-feira

Exame de Seleção 2020

Matrículas em cursos técnicos integrados começam na terça-feira

Convocados pelos campi Campo Grande e Corumbá deverão fazer a matrícula online. Aulas não presenciais começam nos dias 8 e 14 de setembro, respectivamente
por Vinicius Vieira publicado: 21/08/2020 07h30 última modificação: 21/08/2020 07h39

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nessa quinta-feira, 20, na Central de Seleção, as instruções para matrícula online em cursos técnicos integrados oferecidos em Campo Grande e Corumbá.

Deverão fazer a matrícula os estudantes convocados em primeira chamada no mês de junho. Em virtude da pandemia, o prazo não havia sido divulgado até o momento.

A matrícula deverá ser feita entre os dias 25 e 27 de agosto, exclusivamente pela internet. Para realizá-la, o estudante precisa, inicialmente, ativar o acesso no sistema de matrículas do IFMS.

Em seguida, é preciso responder ao Questionário Socioeconômico e realizar o envio dos documentos listados abaixo. Toda documentação deve estar digitalizada nos formatos previstos.

• requerimento de matrícula preenchido e assinado;
  • histórico escolar do ensino fundamental ou equivalente;
  • documento oficial de identificação com foto
  • documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar (brasileiros entre 19 e 45 anos completos ou a serem completados até 31 de dezembro);
  • uma (01) foto 3x4 recente;
  • documentos exigidos no anexo V do edital 064/2019, no caso de candidatos beneficiários de ação afirmativa (cotas) com renda menor ou igual a 1,5 salário mínimo per capita;
  • anexo VIII do edital 064/2019 e laudo médico, no caso candidatos beneficiários da ação afirmativa (cotas) para pessoas com deficiência;
  • termo de ciência para solicitação de matrícula online, a ser assinado pelo responsável legal, a Certidão de Nascimento do(a) menor, ou documento de guarda ou tutela, se for o caso, e o documento oficial com foto do responsável legal, no caso de o candidato convocado ser menor de 18 anos.

As instruções completas para fazer a matrícula online estão disponíveis nas orientações publicadas na Central de Seleção do IFMS. Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito pelo e-mail .

Aulas – Também nessa quinta-feira, 20, foi publicada a retificação do cronograma da seleção, com previsão de novas chamadas e início das aulas de forma não presencial.

De acordo com o documento, as aulas dos cursos técnicos integrados terão início nos dias 8 e 14 de setembro, em Campo Grande e Corumbá, respectivamente.

Caso haja vagas após o período de matrículas, a segunda chamada está prevista para 31 de agosto, com matrículas entre 1º e 3 de setembro. A terceira chamada, se houver vagas, será publicada no dia 7 de setembro, com matrículas entre os dias 8 e 10 do mesmo mês.

Exame de Seleção 2020 – A prova para ingresso nos cursos técnicos integrados do IFMS foi aplicada no dia 24 de novembro em dez municípios.

Com 1.440 vagas ofertadas em 11 cursos, 3.545 candidatos fizeram a prova, composta por questões de Português, Matemática e Conhecimentos Gerais.

A maior concorrência foi para o técnico em Informática vespertino oferecido na capital, com 10,40 candidatos por vaga.