Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Professores são selecionados em cursos de língua e cultura espanholas

Professores são selecionados em cursos de língua e cultura espanholas

Seleção foi feita por meio de duas chamadas públicas do Conselho de Instituições da Rede Federal. Cursos são ofertados em parceira com a Embaixada da Espanha.
por Vinicius Vieira publicado: 08/05/2020 09h07 última modificação: 08/05/2020 12h16

Quatro professores de Língua Espanhola do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) foram selecionados, neste mês, para cursos relacionadas à língua e cultura espanholas ofertados em parceria com a Embaixada da Espanha no Brasil.

A professora Jozil dos Santos, do Campus Naviraí, foi aprovada para o curso de aperfeiçoamento em Didática da Gramática do Ensino do Espanhol como Língua Estrangeira, conforme Chamada Pública nº 01, do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Com carga horária de 30 horas, o curso é oferecido na modalidade a distância. Foi selecionado um professor de cada Instituto Federal no país, com base na experiência em docência e na participação em atividades de pesquisa e extensão.

Outras três docentes, Fabiana Santos, Beatriz Alencar e Eva Teles, dos campi Corumbá, Campo Grande e Três Lagoas, respectivamente, foram aprovadas no curso Un Paseo Cultural por España, oferecido por meio da Chamada Pública nº 02.

Nesta iniciativa, com carga horária de 50 horas de atividades a distância, a seleção foi feita por ordem de inscrição dos candidatos. A previsão é que o curso seja realizado até 9 de junho.

“Como o ensino de espanhol deixou de ser obrigatório no Brasil, cabe às instituições, principalmente aquelas situadas na fronteira como o IFMS, manter viva a cultura local", comentou Flávio Rocha, assessor de Relações Internacionais do IFMS.

O assessor de Relações Internacionais do IFMS, Flávio Rocha, que participou do processo de seleção dos candidatos como representante da instituição no Fórum de Internacionalização do Conif, destaca a relevância destas seleções de professores de Língua Espanhola, que costumeiramente têm tido menos oportunidades nas ações de internacionalização da Rede.

“Sendo o Brasil o único país da América do Sul que tem a língua portuguesa como língua materna, a aproximação dos nossos vizinhos e a descoberta de possibilidades de parcerias internacionais faz-se necessária para o fortalecimento do continente. Essa aproximação passa, entre outros desafios, pela barreira linguística”, analisa.

Na avaliação de Flávio, a participação de professores em iniciativas como esta pode contribuir para intensificar o processo de internacionalização do IFMS por meio do fortalecimento do Centro de Idiomas da instituição.

“Como o ensino de espanhol deixou de ser obrigatório no Brasil, cabe às instituições, principalmente aquelas situadas na fronteira como o IFMS, manter viva a cultura local. Nesse sentido, este trabalho pode auxiliar no cumprimento desse papel social de valorização do idioma e da cultura em estados localizados em faixa de fronteira”, conclui.