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Extensão

Prorrogada inscrição em edital de participação feminina na ciência

Servidores podem submeter propostas até 4 de setembro. São destinados R$ 174 mil para apoio financeiro aos projetos e pagamento de bolsas
por Cleyton Lutz publicado: 27/08/2020 07h08 última modificação: 27/08/2020 07h10

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) prorrogou até 4 de setembro o prazo para submissão de propostas no edital de apoio à participação e formação de mulheres extensionistas nas Ciências Exatas, Engenharias, Tecnologias e Computação. Serão destinados R$ 174 mil para o desenvolvimento de projetos de extensão com esse enfoque. 

O cronograma retificado está disponível na Central de Seleção do IFMS, onde também é possível consultar o edital de abertura do processo seletivo.

A previsão é selecionar até 15 projetos, que poderão receber fomento de até R$ 2 mil cada. Os recursos são oriundos do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi).

O montante previsto para a concessão de bolsas aos estudantes envolvidos com os projetos é de R$ 144 mil. O valor é proveniente do Programa de Bolsas e Auxílios para Ações de Extensão (Pibaex)

Os projetos de extensão submetidos devem ser coordenados por servidor do quadro de pessoal do IFMS, além de ter a participação de estudantes e a comunidade externa como público-alvo.

Submissão  Deve ser feita no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj)Inicialmente, o coordenador deve fazer um cadastro prévio no SigProj, caso ainda não o possua, para a obtenção de senha de acesso.

São duas as etapas da seleção, sendo a primeira uma pré-avaliação que consiste na verificação quanto ao atendimento às condições de habilitação e demais itens eliminatórios previstos no edital.

Na segunda etapa, que é classificatória, será avaliado o mérito, conforme critérios previstos no anexo X do edital

Projetos – Deverão ser desenvolvidos pelo período de um ano, a partir de 25 de setembro, em escolas do ensino fundamental e médio, com atividades que incentivem a participação de estudantes meninas nas área das ciências.

A abrangência do projeto e seu potencial de transformação da realidade social para combater o desequilíbrio da participação feminina nas áreas de Ciências Exatas, Engenharias, Tecnologias e Computação são critérios fundamentais para a viabilização do fomento.

As propostas poderão prever mostras de vídeos, palestras e oficinas que demonstrem para a comunidade escolar a existência de mulheres como cientistas e pesquisadoras, com contribuições significativas para a ciência e a tecnologia.