Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Prorrogadas inscrições para projetos de soluções tecnológicas

Pesquisa e Extensão

Prorrogadas inscrições para projetos de soluções tecnológicas

Docentes do IFMS podem submeter propostas até 29 de junho. Projetos devem ser desenvolvidos em parcerias com instituições públicas ou privadas.
por Vinicius Vieira publicado: 09/06/2020 11h16 última modificação: 22/06/2020 11h11

Foram prorrogadas até o dia 29 de junho as inscrições do edital para projetos de pesquisa aplicada e extensão tecnológica, destinado ao desenvolvimento de soluções tecnológicas pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) em parceria com instituições públicas e privadas.

A submissão deve ser feita pelo proponente, que deve ser docente do IFMS, no Sistema Unificado da Administração Pública (Suap).

Dentre os documentos solicitados estão o resumo do projeto, os termos de aceite dos bolsistas, a proposta de Acordo de Cooperação Técnica e dados da instituição parceira e do representante legal.

Na inscrição, deverá estar anexada, ainda, uma apresentação em vídeo (pitch), com a explicação das necessidades demandadas pelo parceiro.

A previsão é que o desenvolvimentos dos projetos tenha início em setembro deste ano.

Proposta - Deverá estar vinculada a uma instituição parceira demandante, que podem ser empresas e fundações, públicas ou privadas, além de associações e cooperativas que tenham um problema real que demande uma solução tecnológica.

As propostas devem ser enquadradas em uma das duas linhas de investimentos disponíveis, de acordo com a natureza da instituição: empresarial ou comunitária. Em ambos os casos, a contrapartida financeira do parceiro deve ser de 100% do valor investido pelo IFMS.

Linha Empresarial (linha A) é voltada para parcerias com empresas brasileiras cuja receita bruta no exercício 2019 foi de, no mínimo, R$ 100 mil. O valor máximo do investimento pelo IFMS nesta linha será de R$ 6,8 mil por cada proposta, para o pagamento de bolsas aos estudantes e pesquisadores envolvidos.

Já a Linha Empresas Comunitárias (linha B) prevê a destinação de até R$ 8,8 mil por proposta, desenvolvida em parceria com órgãos públicos municipais, associações e com a agricultura familiar. Neste caso, além do valor para pagamento de bolsas, R$ 2 mil poderão ser utilizados para o custeio do projeto.

Para receberem o apoio, as propostas de soluções tecnológicas devem estar inseridas nas áreas de tecnologias prioritárias definidas pela Portaria n° 1.122, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC): Estratégicas, Habilitadoras, de Produção, para o Desenvolvimento Sustentável e para a Qualidade de Vida.

Auxílios - O valor global do edital é de R$ 68 mil. Os recursos disponibilizados deverão ser utilizados para o financiamento dos itens de custeio dos projetos (linha B) e para o pagamento de bolsas para estudantes e professores (linhas A e B).

O custeio compreende, entre outros, materiais de consumo, componentes e/ou peças de reposição de equipamentos, software, instalação e serviços de terceiros (pessoa jurídica).

As bolsas serão divididas nas modalidades pesquisador (proponente), estudante de nível superior ou estudante de nível médio, conforme previsto no Programa de Iniciação Científica e Tecnológica do IFMS (Pitec)

O pesquisador recebe uma bolsa de R$ 500,00, por até quatro meses. Cada pesquisador poderá optar por um estudante de nível superior, com bolsa de R$ 400,00 por 12 meses, ou quatro estudantes de nível médio, com bolsa de R$ 100,00, também por 12 meses.