INSTITUCIONAL
Prorrogado prazo para participação na Autoavaliação 2020
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) prorrogou até 9 de dezembro o prazo para que docentes, técnicos-administrativos e estudantes dos cursos de graduação participem da Autoavaliação Institucional referente ao ano de 2020.
Os questionários online, segmentados por público, estão disponíveis na página da Autoavaliação.
Ao acessar o sistema, o participante deve fazer o login com o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) no campo "usuário". Caso não se lembre da senha, basta solicitar a geração de uma nova.
As questões dos questionários estão relacionadas a cinco eixos temáticos:
- Planejamento e avaliação institucional;
- Desenvolvimento institucional;
- Políticas acadêmicas;
- Políticas de gestão;
- Infraestrutura física.
Em cada pergunta da avaliação, o participante deve optar pelos conceitos 5 (ótimo), 4 (bom), 3 (regular), 2 (ruim), 1 (muito ruim) ou 0 (desconheço).
Em setembro deste ano, os questionários aplicados com servidores e estudantes no processo de autoavaliação foram reformulados a partir do resultado obtido em uma consulta pública.
Autoavaliação institucional – Realizado anualmente, o processo está previsto na Lei nº 10.861/2004, que criou o Sistema de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), e é conduzido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA).
Com base nos resultados obtidos na autoavaliação, a CPA elabora um relatório onde indica ações de melhorias para a gestão. O documento é encaminhado ao Ministério da Educação (MEC) e publicado no site do IFMS.
Os relatórios referentes aos anos de 2013 a 2019 estão disponíveis na página da Autoavaliação, onde também é possível consultar as ações de melhorias propostas com base no resultado do último processo.
CPA – Criada em 2013, é formada por servidores que representam os dez campi e a reitoria do IFMS, além da presidência da Comissão. Há também os representantes locais nos campi. As composições estão disponíveis na página da CPA.
Uma de suas funções é conduzir os processos de avaliação institucional. Os relatórios são usados para credenciamento, recredenciamento da instituição de ensino superior, reconhecimento e renovação de cursos.
Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito pelo correio eletrônico cpa.central@ifms.edu.br.