Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Prorrogado prazo para submissão de propostas de empresas juniores

Prorrogado prazo para submissão de propostas de empresas juniores

Equipes formadas por estudantes dos cursos de graduação e professores podem submeter propostas até 21 de junho.
por Juliana Aragão publicado: 08/06/2020 13h07 última modificação: 08/06/2020 16h23

O prazo para que estudantes dos cursos de graduação do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) submetam propostas no edital de pré-incubação de Empresas Juniores foi prorrogado até 21 de junho. O processo seletivo é coordenado pelas unidades locais da TecnoIF, a Incubadora de Empresas da instituição.

De acordo com o edital, a equipe deve ser formada por, no mínimo, cinco integrantes, sendo permitida a participação de acadêmicos de diferentes cursos.

Um dos participantes deve ser um professor, orientador da iniciativa, com formação técnica na área de atuação da futura empresa. É permitida a participação de outros docentes nas equipes, mas somente um será responsável por gerir o apoio financeiro concedido pelo IFMS.

A inscrição deve ser feita em formulário online. Além dos dados pessoais dos integrantes da equipe, uma proposta de negócio da Empresa Júnior deve ser submetida.

Seleção - As equipes inscritas deverão participar de um workshop - de acordo com o novo cronograma, previsto para ser realizado entre 25 e 27 de junho -, e ainda fazer apresentações orais (pitches), com duração entre três e cinco minutos.

As apresentações, previstas para o período de 29 de junho a 1º de julho, deverão ser feitas a partir de uma avaliação de mercado para atuação da Empresa Júnior a ser constituída e dos impactos diretos e indiretos que o empreendimento poderá ter nas comunidades interna e externa.

Os resultados provisório e final da seleção serão divulgados nos dias 2 e 6 de julho, respectivamente.

Pré-incubação - Os selecionadas terão entre agosto deste ano e abril de 2021 para realizarem as etapas previstas nesta fase, o que inclui modelagem do negócio, plano acadêmico para a Empresa Júnior, elaboração e registro do Estatuto, registro de CNPJ e solenidade de apresentação da empresa.

O plano acadêmico inclui o plano de captação de projetos, de desenvolvimento e de gerenciamento do conhecimento. O Estatuto deve prever as responsabilidades, formas de ingresso e assembleias para tomada de decisões.

Durante o período de pré-incubação, o investimento previsto pelo IFMS é de até R$ 1,6 mil por projeto. O recurso poderá ser utilizado para capacitações, custas cartoriais e aquisições de estoques iniciais do empreendimento.

Empresa Júnior –  Após estabelecida, não terá mais ligação com a unidade local da TecnoIF, passando a ter atuação independente. Neste estágio, o IFMS passa a atuar como conselheiro e parceiro da empresa.

A estrutura organizacional da Empresa Júnior inclui equipes de prospecção, de projetos e operacionais. A EJ poderá atuar com projetos e assessoria, bem como na execução e comercialização de produtos e serviços.

Todas as regras que disciplinam a atuação de uma Empresa Júnior vinculada ao IFMS constam da Instrução Normativa nº 001/2020, publicada na edição n° 015/2020 do Boletim de Serviço.

A atividade de membro não é remunerada, mas os recursos captados pela EJ podem ser aplicados na formação dos empreendedores, o que inclui a participação em eventos e realização de cursos.

Esse é um dos temas abordados no podcast Empresa Júnior: saiba como cria a sua, disponibilizado no canal de podcasts da instituição e na Galeria de Áudios do site institucional.

TecnoIF – A Incubadora Mista e Social de Empresas do IFMS busca facilitar o processo de geração e consolidação de empreendimentos inovadores, por meio da formação de empreendedores em aspectos técnicos e gerenciais.

As unidades da TecnoIF, espaços físicos onde ocorre o sistema de incubação, atuam com duas modalidades: a pré-incubação e a incubação.

Mais informações estão disponíveis na página da TecnoIF.