Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Publicada chamada interna para projetos de economia 4.0

Extensão

Publicada chamada interna para projetos de economia 4.0

Será selecionada uma proposta institucional, com até oito projetos, que concorrerá no edital do IFES. Submissão pode ser feita de 23 de julho a 14 de agosto
por Cleyton Lutz publicado: 16/07/2020 18h12 última modificação: 16/07/2020 18h23

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nesta quarta-feira, 15, uma chamada interna simplificada com o objetivo de selecionar uma proposta institucional para concorrer ao edital n° 03/2020 do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), que tem foco no apoio à iniciação científica tecnológica com foco na economia 4.0. 

O documento está publicado na Central de Seleção. Será escolhida uma proposta com até oito projetos – voltados ao desenvolvimento de habilidades relacionadas às novas tecnologias digitais no contexto da economia 4.0, associadas ao ensino, pesquisa e extensão – que será apresentada como a proposta institucional que concorrerá no processo seletivo.

O edital busca estimular o interesse e a criatividade dos estudantes (ensino fundamental, médio e técnico integrado), estreitar a parceria entre as instituições da Rede Federal e as secretarias de educação e contribuir para a formação cidadã, habilitando os participantes a atuarem de forma criativa e tecnológica no mercado de trabalho e em suas comunidades. 

A proposta institucional, caso seja selecionada pelo IFES, será contemplada com recursos financeiros no valor de R$ 123.666,67. 

Normas – Os projetos devem ter como foco as tecnologias digitais aplicáveis ao contexto da economia 4.0, a partir do conjunto de ações de estímulo ao envolvimento de estudantes em conhecimento, práticas e metodologias atrelados ao desenvolvimento do pensar tecnológico e suas potencialidades. Também é necessário manifestar a utilização de metodologias ativas.

Os projetos devem prever o atendimento de pelo menos 160 beneficiários, que deverão ser estudantes do ensino médio técnico, médio regular e dos anos finais do ensino fundamental das redes públicas municipais e estaduais de educação básica, separadamente ou em conjunto. 

A participação dos beneficiários deverá ter como intuito sua iniciação tecnológica, observando o perfil de formação e realidades socioeconômicas e culturais, de forma que sejam facilitadas a aprendizagem e o desenvolvimento de projetos com tecnologias que caracterizam a economia 4.0. 

O prazo para realização da proposta é de 24 meses, sendo que as atividades de iniciação tecnológica deverão ser executadas preferencialmente nas instalações da instituição proponente. 

Submissão – Deve ser realizada por meio de correio eletrônico da Pró-Reitoria de Extensão: . É necessário constar como título da mensagem o assunto “Apoio à inovação tecnológica com foco na economia 4.0”. 

Precisam ser anexados o projeto de iniciação tecnológica, cada proposta institucional poderá conter um ou mais projetos, limitados até oito, sendo que deverão ser executados por equipes específicas; e o acordo de cooperação, conforme os anexos disponibilizados na Central de Seleção. 

O envio pode ser feito de 23 de julho a 14 de agosto. 

Seleção – Na chamada interna, as propostas serão avaliadas de acordo com a documentação encaminhada e mérito dos projetos, além de ajustes e adequação da proposta institucional para participar do processo seletivo do IFES. 

O resultado preliminar da chamada interna está previsto para 27 de agosto.

registrado em: ,