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Publicado edital da Residência Pedagógica em Coxim

Programa irá selecionar estudantes da Licenciatura em Química para bolsa de R$ 400. Inscrições começam no dia 15 de junho.
por Cleyton Lutz publicado: 09/06/2020 16h22 última modificação: 09/06/2020 16h22

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nesta segunda-feira, 8, na Central de Seleção, o edital de abertura do processo seletivo para estudantes e bolsistas voluntários interessados em participar do programa institucional de Residência Pedagógica. 

A seleção se destina aos acadêmicos do curso de licenciatura em Química, do Campus Coxim, que estejam na segunda metade da graduação. A previsão é de que sejam ofertadas 24 vagas, condicionadas à aprovação e à liberação de cotas de bolsas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e cadastro em lista de espera. 

A Residência Pedagógica tem o objetivo de promover a experiência de regência em sala de aula, em escolas públicas de educação básica, acompanhados por professores responsáveis.

O valor das bolsas é de R$ 400 mensais custeadas pela CAPES, com duração de 18 meses. Aqueles que ficarem classificados além do número de vagas irão compor uma lista de espera, válida por um ano a partir da data de divulgação do resultado final.

Requisitos – Para participar do processo seletivo, o estudante deve cumprir os seguintes requisitos:

  • Estar regularmente matriculado e frequentando o curso de licenciatura em Química;
  • Ter cursado o mínimo de 50% do curso ou estar cursando a partir do 5º período;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais;
  • Declarar ter condições de dedicar pelo menos 25 horas mensais para desenvolvimento das atividades da residência pedagógica;
  • Não estar vinculado a nenhum programa de bolsa (ensino, pesquisa e extensão);
  • Cadastrar e manter atualizado currículo na Plataforma Freire, que será utilizado para fins de comprovação dos requisitos para concessão das bolsas;
  • Possuir bom desempenho acadêmico, evidenciado pelo histórico escolar.

O discente que possuir vínculo empregatício ou estiver realizando estágio remunerado poderá ser bolsista desde que não possua relação de trabalho com o IFMS ou com a escola onde desenvolverá as atividades do programa. 

Inscrições – Vão de 15 de junho a 6 de julho. O interessado em participar do processo seletivo deve enviar para o e-mail  os documentos necessários: formulário de inscrição (devidamente preenchido), cópia do cabeçalho do extrato de conta corrente individual de qualquer banco (como forma de comprovação da conta) e carta de intenções. 

A carta precisa conter as razões pelas quais o candidato pretende participar do programa e do subprojeto, considerando a formação acadêmica e futura atuação na educação básica, a importância e os desafios da profissão docente e da escola pública. O texto, de no máximo uma lauda, deve ser original e preferencialmente manuscrito, com data e assinatura do candidato.  

A seleção dos candidatos será feita com base nas avaliações do histórico acadêmico (peso 4) e da carta de intenções (peso 6). Caso seja necessário pode ocorrer a realização de entrevistas com os estudantes. 

A previsão é de que o resultado preliminar seja divulgado em 9 de julho e o final no dia 29 do mesmo mês.

Programa – O discentes selecionados devem cumprir as normas do programa, previstas na Portaria CAPES nº 45/2018, além de desempenhar as atividades conforme o plano de trabalho do bolsista, previsto no projeto institucional. 

A Residência Pedagógica é um programa da CAPES que busca incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica, conduzindo o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente, além de promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de licenciatura às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

Também visa fortalecer e ampliar a relação entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e as escolas públicas de educação básica para a formação inicial de professores, bem como o papel das redes de ensino na formação de futuros professores.

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