Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Publicado edital de apoio a projetos de grupos de pesquisa

Publicado edital de apoio a projetos de grupos de pesquisa

Serão selecionados até cinco projetos que receberão fomento total de até R$ 40 mil. Propostas poderão ser submetidas entre 26 de novembro e 6 de dezembro
por Osvaldo Sato publicado: 20/11/2020 07h42 última modificação: 20/11/2020 07h42

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nessa quinta-feira, 20, o edital de apoio a projetos vinculados a grupos de pesquisa certificados pela instituição. O fomento total será de até R$ 40 mil.

Serão selecionadas até cinco propostas, que serão contempladas com R$ 8 mil cada. O recurso, destinado a investimentos de capital e para o custeio dos projetos, é oriundo do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação(Piepi).

"O fomento permite o desenvolvimento de pesquisas, equipando laboratórios, estimulando o envolvimento de estudantes e a extensão dos seus resultados à sociedade", ressaltou o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Danilo Sá Teles.

O pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Danilo Sá Teles, explica que o apoio aos grupos de pesquisa auxiliam na organização de servidores e estudantes em torno de uma ou mais linhas de investigação.

"A organização em grupos aponta para a maturidade institucional do nosso corpo de pesquisadores que, desenvolvendo atividades de pesquisa e inovação, orientam estudantes e promovem a solução de problemas da sociedade", afirmou.

Para o pró-reitor, o fomento aos grupos é fundamental para incentivar a interação entre os pesquisadores do IFMS e de outras instituições.

"O fomento permite o desenvolvimento de pesquisas, equipando laboratórios, estimulando o envolvimento de estudantes e a extensão dos seus resultados à sociedade a partir da participação em eventos e publicação em periódicos. Dessa forma, potencializamos os resultados e impactos das pesquisas realizadas no IFMS , estendendo-as aos cidadãos sul-mato-grossenses", ressaltou Danilo.

O edital 064/2020, com todas as regras da seleção, está publicado na Central de Seleção do IFMS

Inscrição - A submissão da proposta deverá ser feita pelo docente efetivo do IFMS que coordena o projeto, no módulo Pesquisa do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), entre os dias 26 de novembro e 6 de dezembro.

O grupo de pesquisa deve estar credenciado no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e certificado pelo IFMS.

Outro requisito é que os projetos estejam relacionados, em suas linhas temáticas, a um dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU)

"Ao relacionar as linhas de pesquisa aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU poderemos contar com a proposição de ações relevantes à promoção da equidade de gênero, proteção do meio ambiente, erradicação da pobreza, entre outras iniciativas que contribuem para o exercício de uma cidadania plena", explicou o pró-reitor.

As ações do cronograma devem estar compreendidas entre 21 de dezembro deste ano e 21 de dezembro de 2021.

Seleção - Será realizada em duas etapas, sendo que a primeira consiste na análise da ficha de autoavaliação do Currículo Lattes e do Grupo de Pesquisa, e será feita por comissão instituída para esse fim.

Na segunda etapa, o Comitê Científico do IFMS fará a análise e julgamento dos projetos submetidos.

Os resultados preliminar e final estão previstos para os dias 14 e 18 de dezembro, respectivamente.

Recursos - Deverão ser utilizados para investimentos de capital, com aquisição de equipamentos em até R$ 2 mil; e custeio, sendo R$ 2,4 mil para material de consumo e R$ 3,6 mil para bolsas de pesquisa.

A distribuição das bolsas de pesquisa será realizada pelo coordenador, podendo ser no valor de R$ 600,00 para estudantes de mestrado e R$ 400,00 para acadêmicos de graduação.

Ao final do projeto, o coordenador deverá apresentar um relatório de prestação de contas. Além disso, como forma de contrapartida, deverá apresentar um trabalho relacionado ao projeto financiado nas Feiras de Ciência e Tecnologia do IFMS ou promover atividade vinculada ao projeto durante a Semana de Ciência e Tecnologia do IFMS.

Mais esclarecimentos e informações sobre o edital podem ser obtidos pelo e-mail .