Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Publicado edital de fomento à Semana do Meio Ambiente

Publicado edital de fomento à Semana do Meio Ambiente

Campi podem submeter propostas a partir desta quinta-feira, 19. Mesmo com as atividades letivas suspensas, previsão é que evento seja realizado em junho.
por Osvaldo Sato publicado: 18/03/2020 10h36 última modificação: 19/03/2020 10h08

Está publicado na Central de Seleção do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) o edital que irá selecionar propostas dos campi para a realização da Semana do Meio Ambiente 2020.

Os campi com propostas selecionadas receberão auxílio financeiro para realização do evento, por meio do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi) do IFMS. Serão destinados até R$ 20 mil, com limite de R$ 2 mil para cada campus, disponibilizados em parcela única ao coordenador da proposta.

Mesmo com as atividades letivas suspensas em decorrência das ações do IFMS contra o novo coronavírus, a previsão é que a Semana do Meio Ambiente 2020 seja realizada entre 1º e 6 de junho.

O tema do evento este ano é “Biodiversidade”. Os campi têm a possibilidade de trabalhar com subtemas, adaptando a programação às características de cada região.

"Acreditamos ser interessante, mesmo nessa situação de suspensão, que aconteça a submissão de propostas pelos campi. O cronograma poderá ser modificado e a Semana ser realizada em outro momento, caso o isolamento social continue", explicou a pró-reitora de Extensão do IFMS, Paula Luciana da Silva.

Submissão - Cada campus do IFMS poderá apresentar apenas uma proposta para o edital.

A proposta deve ser de cunho ambiental e articulada à extensão, cultura, ensino e pesquisa, além de envolver estudantes na equipe de organização e ter a comunidade externa como público-alvo.

A submissão deve ser feita pelo coordenador do evento no SIGProj (Sistema de Informação e Gestão de Projetos), a partir desta quinta-feira, 19. O prazo segue até 9 de abril.

Antes de submeter a proposta, o coordenador deve fazer um cadastro no SIGProj para a obtenção de senha de acesso.

Semana do Meio Ambiente - É um evento promovido anualmente em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. A realização é coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

A programação da Semana, que é organizada desde 2011, inclui diversas atividades gratuitas como oficinas, palestras, minicursos, visitas técnicas, gincanas ambientais, trilha ecológica, plantio e distribuição de mudas.

São objetivos da Semana do Meio Ambiente:

• contribuir para a formação da consciência em relação às causas ambientais;
  • apoiar a realização de ações que divulguem o conhecimento produzido na instituição e que permitam o diálogo entre esta e a sociedade;
  • incentivar a circulação de informações sobre a preservação dos recursos naturais;
  • promover atividades que auxiliem no aprendizado como meio de promoção do desenvolvimento social; e
  • despertar o interesse da comunidade externa para as ações desenvolvidas no IFMS.

Acesse mais informações, histórico e fotos do evento na página da Semana do Meio Ambiente.

Evento Data
Período de submissão da proposta do evento 19/03 a 09/04/2020
Avaliação: atendimento às condições de habilitação (item 3) e avaliação do mérito da proposta 13/04 a 17/04/2020
Atendimento às diligências e nova submissão da proposta (Proponente) até 23/04/2020