Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Selecionados projetos com foco no combate ao coronavírus

Selecionados projetos com foco no combate ao coronavírus

Três propostas foram aprovadas por meio de edital. O fomento total para que as ações sejam colocadas em prática é de R$ 46,3 mil.
por Cleyton Lutz publicado: 21/05/2020 09h01 última modificação: 21/05/2020 09h01

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou, nesta semana, o resultado final do edital n° 15/2020, destinado à seleção de projetos de extensão a serem desenvolvidos em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Foram selecionadas propostas dos campi Aquidauana, Corumbá e Naviraí, com concessão de auxílio financeiro e bolsas estudantis. Os projetos têm foco no público externo, o que inclui comunidades rurais, quilombolas, indígenas e em situação de vulnerabilidades social.

As bolsas serão concedidas por meio do Programa de Bolsas e Auxílios para Ações de Extensão do IFMS (Pibaex), e o auxílio financeiro via Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação do IFMS (Piepi)

No processo seletivo, foram analisadas o atendimento às condições do edital e o mérito das propostas, voltadas para a produção de equipamentos e materiais de prevenção à Covid-19.

Os selecionados receberão recursos conforme as normas do processo seletivo, o que totaliza R$ 19.751,22, além de uma quantia adicional de R$ 26.584,52, valor proveniente de Termo de Execução Descentralizada (TED).

“As propostas terão ajuda de custeio e, além disso, receberão R$ 8.861,50 como recurso direcionado a impulsionar as ações visando atender comunidades indígenas, quilombolas e de assentamentos rurais em situação de vulnerabilidade social”, explica a pró-reitora de Extensão do IFMS, Paula Luciana Fernandes.

Projetos – Uma das propostas selecionadas, “Confecção de máscaras de proteção contra o novo coronavírus”, será desenvolvida pelo Campus Aquidauana. O projeto permitirá a continuidade da impressão de protetores faciais que já vem sendo desenvolvida na unidade, por meio do IFMaker - Laboratório de Inovação.

"Conseguiremos comprar suprimentos para produzir os protetores, dando continuidade às ações desenvolvidas”, comenta a coordenadora do projeto de Aquidauana, Natália Marcelino.

O objetivo é confeccionar mais 400 protetores, atendendo à demanda dos profissionais de saúde e segurança pública de Aquidauana e Anastácio.

"Existe falta de equipamentos de proteção individual e até mesmo de tempo hábil para o equipamento chegar até quem precisa. Com o edital, conseguiremos comprar suprimentos para produzir os protetores, dando continuidade às ações que estamos desenvolvendo”, comenta a coordenadora do projeto e professora de Física, Natália Marcelino.

Outras duas propostas se concentram na produção de materiais de higiene e de conteúdo informativo. É o caso do projeto “Juntos contra a Covid-19: de mãos limpas”, que será realizado pelo Campus Corumbá e prevê a produção e distribuição de álcool 80% glicerinado para comunidades rurais, quilombolas, indígenas e em situação de vulnerabilidade social dos municípios de Corumbá e Ladário.

Outra ação que faz parte do projeto é criação de material informativo sobre o combate à pandemia do coronavírus para distribuição nas comunidades atendidas.

“São duas frentes: uma de informação sobre o combate à pandemia e outra na distribuição do álcool glicerinado”, destaca o coordenador do projeto em Corumbá, Rogers Oliveira.

“É necessário amparar as comunidades mais vulneráveis, com cuidados básicos de higiene e prevenção. São duas frentes: uma de informação sobre o combate à pandemia e outra na distribuição do álcool glicerinado, com foco na população que se expõe constantemente aos riscos de contágio em virtude da necessidade de manter suas atividades de sustento”, destaca o coordenador do projeto e professor de Química, Rogers Oliveira.

O projeto “Educação sanitária: construindo saberes e práticas para o combate a Covid-19” terá ações desenvolvidas pelo Campus Naviraí. Um dos focos é o esclarecimento sobre o impacto das notícias falsas na luta contra a doença. Serão criados infográficos, a partir de artigos científicos, para divulgação em redes sociais.

“Trata-se de reunir informações de acesso fácil e confiáveis para difusão, desmistificando as notícias falsas que são disseminadas constantemente”, afirma o coordenador do projeto e professor de Biologia, Renner Cordova Júnior.

“Reuniremos informações confiáveis, desmistificando as notícias falsas que são disseminadas”, afirma o coordenador do projeto em Naviraí, Renner Cordova Júnior.

O projeto também prevê a produção de kits voltados à higienização. “Eles terão álcool em gel e outros sanitizantes recomendados pela OMS [Organização Mundial da Saúde]. Distribuiremos para estudantes, assentados e comunidade rural em geral”, informa.

Ações – Nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas, o IFMS tem desenvolvido uma série de ações para enfrentamento ao novo coronavírus, junto a estudantes, servidores e comunidade.

Além do conserto de respiradores, impressão de protetores e arrecadação de alimentos, também estão em andamento ações como a produção de álcool em gel e álcool 70%, criação de aplicativo voltado ao público de risco, campanha de prevenção, produção de luvas e máscaras.

Mais informações podem ser conferidas na página IFMS contra o coronavírus.